×

Alagoas

Estado vai sediar Encontro Nacional de Comitês hidrográficas

O governador Teotonio Vilela recebeu, na tarde desta sexta-feira (26), no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares, integrantes de Comitês de Bacias Hidrográficas, que estão em Alagoas para definir detalhes para a realização, em novembro, do Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas. O Estado está garantindo total apoio e logística para a realização do evento. A perspectiva é que 1.300 pessoas participem dos debates.

Teotonio Vilela destacou a alegria e satisfação em receber os representantes dos comitês e organizadores do evento, afirmou ser um apaixonado pela questão da água, ressaltando que como senador trabalhou muito nessa área. Destacou como ações neste sentido a Lei das Águas e a criação da Agência Nacional das Águas.

“Tive a satisfação de participar ativamente das discussões e da interlocução com o presidente da República, à época Fernando Henrique, porque eu era o presidente nacional do PSDB. Portanto, interlocutor diário do presidente e isso facilitava a negociação de pontos mais controversos, mais problemáticos. Esse momento foi muito importante para o País. Temos uma das legislações que é uma das melhores do mundo”, afirmou.

O governador ressaltou que o encontro nacional será histórico. “Alagoas já tem no próprio nome a identidade com a água. O nome decorre das lagoas que nós temos. São 13 lagoas lindas, maravilhosas. Temos águas aqui de toda forma. Águas doces, límpidas; águas das mais bonitas do mundo, vindas de nascentes. E temos águas salobras, os estuários; salgadas, das praias maravilhosas e temos também, infelizmente, águas das mais feias do mundo. Este canal horroroso que passa atrás da Vila Brejal e que nós estamos fazendo o saneamento”, disse.

Ele informou ainda que o Governo está dobrando a cobertura de saneamento no Estado e afirmou que é preciso “valorizar, entender a água. Jamais desperdiçá-la como nós desperdiçamos. O Brasil precisa aproveitar esse momento preocupante dessas estiagens e fazer também um manejo da água com mais inteligência; com racionalidade. Então, por todos os motivos do mundo, este encontro de novembro de Comitês de Bacias Hidrográficas se reveste de uma importância altamente significativa e por isso eu os recebo com muito entusiasmo. Conheço, participo, gosto e vou ajudar da melhor maneira possível. Estou junto. Contém comigo.”

O presidente do Comitê da Bacia do São Francisco, Anivaldo de Miranda, afirmou que a ideia do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas é promover uma mudança cultural, que “deve ser redirecionada não só para as demandas, mas sobretudo para a oferta de água. Uma gestão dos recursos hídricos”.

O presidente do Fórum Nacional Affonso Henrique de Albuquerque agradeceu ao governador pelo apoio, disse que em novembro Maceió se transformará na capital brasileira das águas. Destacou que “existem vários tipos de alternativas energéticas, mas para a água não há”. O encontro com o governador foi liderado pela Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, por meio do secretário Arthur Ferreira.