×

Alagoas

Estado vai destinar mais de R$ 7 milhões para ações de saúde

Com o convênio, serão disponibilizadas mais de 40 mil consultas médicas especializadas por ano, além de exames e cirurgias

A Secretaria de Estado da Saúde assinou, nesta quarta-feira (2), um convênio de cooperação mútua com o Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas (Conisul). O convênio consiste no repasse de recursos para o financiamento de serviços de média complexidade ambulatorial e hospitalar, a serem realizados nos 13 municípios da 5ª e 6ª Regiões de Saúde, integradas ao Conisul.

O Estado irá destinar mais de R$ 7 milhões para ações como consultas e exames especializados, a fim de atender, principalmente, a demanda referenciada do Programa Saúde da Família (PSF). Esses recursos, segundo o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, são exclusivos do tesouro estadual.

Com o convênio em vigência, serão disponibilizadas mais de 40 mil consultas médicas especializadas por ano, além de patologia clínica, citopatologia, radiodiagnóstico, exames ultrassonográficos, diagnose e cirurgias eletivas, que irão totalizar quase 4 mil por ano.

“O Governo do Estado investe recursos próprios para atender às demandas de saúde de Alagoas, garantindo atendimento e serviços para a população. Já foi comprovado que a estratégia de consórcio tem uma eficácia muito grande, diminuindo os gastos para os municípios e levando mais eficiência ao processo de gestão”, afirma o secretário.

Segundo o presidente do Conisul e prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, este é um momento histórico para Alagoas.

“Nós pudemos testemunhar o esforço feito pelo Governo do Estado para que este convênio se tornasse realidade. Houve dedicação e agilidade. E hoje, estamos concretizando algo onde o maior beneficiado é a população dos treze municípios que fazem parte do Conisul”, destacou Beltrão, acrescentando que outras ações já foram feitas pelo consórcio, como a licitação para compra de medicamentos, o que acarreta economia para os municípios envolvidos.