Índice de imunização em Alagoas superou estimativa do Ministério da Saúde
Alagoas ultrapassou a meta de vacinação da segunda etapa da campanha antirrábica canina e felina realizada no mês de novembro em todo o Estado. Dos 102 municípios, 91 alcançaram ou superaram o percentual preconizado pelo Ministério da Saúde (MS), correspondendo a 89% de cobertura vacinal.
O índice estabelecido pelo MS é de, no mínimo, 80% de imunização. Segundo o coordenador do Programa Estadual de Controle da Raiva, Valmir Costa, os números demonstram o empenho da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) que trabalhou em parceria com os municípios.
“Durante a campanha conseguimos imunizar 416.563 mil cães e gatos e, dessa forma, garantimos a proteção dos alagoanos contra a raiva humana, doença que já matou 100 pessoas no período de 1980 a 2008, mas que há seis anos não faz nenhuma vítima decorrente da mordida de felinos e caninos”, explicou.
Valmir Costa alertou que a vacinação é o único instrumento capaz de controlar a incidência da doença, já que ela impede que o vírus atinja o ser humano e provoque óbitos. “O histórico das campanhas demonstra que em 1980 e 1990 foram registrados elevados números de óbitos decorrentes da raiva; isso aconteceu porque não foram realizadas campanhas de vacinação em 1979 e 1989”, explicou.
