×

Sergipe

Estado reúne prefeitos e apresenta plano de desenvolvimento social de SE

Estado reúne prefeitos e apresenta plano de desenvolvimento social de SE

Numa manhã extremamente produtiva e de diálogo democrático, a Secretaria de Estado da Inclusão Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) reuniu nesta quarta-feira, 23, os prefeitos e secretários municipais de Assistência Social de todas as cidades sergipanas durante o seminário ‘O Desenvolvimento em Sergipe – Desafios e Perspectivas’. O evento, realizado no Hotel Parque dos Coqueiros, em Aracaju, serviu para a apresentação do planejamento estratégico social 2011-2014 do Governo Marcelo Déda.

“Estamos no início de uma nova gestão estadual, apesar de termos o mesmo governador. O que propomos aos municípios é uma política cada vez mais integrada e, para isso, é fundamental que todos saibamos onde queremos chegar. Esse trabalho encabeçado pela Seides conta com o apoio de diversas outras secretarias e, de posse das informações que estamos passando agora, todas as prefeituras poderão trabalhar melhor junto conosco na busca de novos financiamentos, na resolução de problemas. União e integração é o que buscamos”, disse a secretária.

Eliane apresentou os eixos estratégicos da nova gestão da Seides e a equipe de profissionais que compõem as diretorias e corpo técnico da secretaria que auxiliou no detalhamento de cada uma das cinco diretrizes centrais: a ‘Erradicação da Extrema Pobreza’, ‘Atenção à Criança e ao Adolescente em Situação de Risco e Vulnerabilidade Social’, ‘Defesa Civil’, ‘Formação de Capital Social’ e ‘Fortalecimento da Gestão’.

“A presidenta Dilma puxou para si uma responsabilidade enorme, que é erradicar a miséria absoluta e nós, no Governo do Estado, estamos alinhados a esta meta e vamos trabalhar muito com este foco através de ações de segurança alimentar e nutricional, de inclusão produtiva. Ninguém está aqui para inventar a roda, mas para colocar para funcionar plenamente as iniciativas de que já dispomos, criando o que for necessário”, resumiu Eliane Aquino.

Gestão compartilhada

Segundo a secretária adjunta da Inclusão Social, Maria Luci Silva, é preciso pactuar a gestão de modo que cada prefeito tenha ciência de seus direitos, mas também dos seus deveres. “Precisamos ter prefeituras cada vez mais atuantes, conhecedoras da legislação, capazes de promover a autonomia familiar de seus munícipes. Queremos a inclusão das pessoas por completo, sem assistencialismo, e vamos continuar trabalhando para fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (Suas) em nome de uma política de direitos”, frisou.

Para o prefeito de Simão Dias, Denison Déda, além de inédito, o debate ampliado da área social em Sergipe orienta os municípios a traçar seus planejamentos em sintonia com o Estado e o Governo Federal. “O Estado já tem uma função importantíssima, que é formar e capacitar os nossos técnicos municipais. Este encontro abre um novo horizonte na relação entre as prefeituras e o Governo”, destacou.

Integração

Numa ação de integração promovida pela Seides, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apresentou durante o evento suas estratégias de investimento nos municípios brasileiros. Cristiane Garcez, assessora da Presidência da Secretaria de Arranjos Produtivos e Inovativos e Desenvolvimento Local do BNDES, destacou que o Governo de Sergipe já tem a tradição de realizar o planejamento participativo territorialmente definido, e o encontro de hoje dá continuidade a este trabalho.

“Agora as atividades têm uma abrangência maior com o combate à erradicação a pobreza extrema. O BNDES tem alguns projetos no Estado de Sergipe em andamento, o chamado “BNDES Estado’, que presta financiamento ao Governo para diversas áreas, como a saúde”, exemplificou Cristiane, que participou da reunião de trabalho acompanhada do integrantes do Departamento de Economia Solidária do BNDES, Dalmo Fugita e Catarina Setúbal, além de Janaína Sobrinho, do Departamento de Gestão e Investimentos Públicos do Banco.

Durante a solenidade, o secretário de Estado de Direitos Humanos, Iran Barbosa, observou a existência de uma mudança no conceito de desenvolvimento do país, que agora passa a ter foco cada vez mais intenso no ser humano. “A área social passa a ter um papel central no desenvolvimento dessa nova visão de políticas públicas, dessa nova visão da condução do Estado Nacional. O foco sai um pouco dos prédios, das construções, e vai para o cidadão, a pessoa”, acredita.

Todos os prefeitos tiveram a oportunidade de conhecer a equipe da Seides durante o evento e, além disso, eles receberam pastas com todos os contatos da secretaria, um exemplar impresso do planejamento estratégico e outros documentos produzidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e pela própria Seides para ajudá-los na gestão social de seus municípios.

Mídia Jovem

Os alunos do projeto de Comunicação e Cidadania ‘Mídia Jovem’, mantido pelo Instituto Recriando, fizeram uma participação especial do seminário. Eles foram convidados pela Seides para fazer a cobertura do evento e colocar em prática tudo o que aprenderam nas oficinas de rádio, vídeo, fanzine e tantas outras das quais participam. A exposição fotográfica com imagens de São Cristóvão e Laranjeiras ficou aberta à visitação durante o encontro com os prefeitos.