A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza logo mais às 8h30h, no Ginásio do Sesi, no Trapiche, o Dia de Mobilização Estadual do Idoso. A iniciativa faz parte do projeto “Viva Idoso”, que visa agregar governo e sociedade civil no desenvolvimento de ações de promoção dos direitos da pessoa idosa. O evento conta com o apoio das secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social; Trabalho, Emprego e Renda e da Santa Casa de Misericórdia de Maceió. Evento contará com as presenças do governador, Teotonio Vilela Filho, e dos secretários da Saúde e Assistência Social, Herbert Motta e Solange Jurema, respectivamente.
Segundo a gerente do Núcleo do Programa Saúde do Idoso, Elisabeth Toledo, desde 2006 o Ministério da Saúde instituiu o idoso como prioridade no Pacto pela Saúde, nesse sentido, a Sesau já capacitou 98% dos municípios e 381 profissionais das equipes de Saúde da Família na utilização da Caderneta do Idoso e no Caderno de Atenção Básica em Envelhecimento e Saúde visando fomentar ações para os profissionais que atuam no PSF.
“Um dos objetivos do Dia de Mobilização é sensibilizar os profissionais de saúde da atenção primária para o desenvolvimento de ações que minimizem a morbimortalidade no processo de envelhecimento”, afirmou Elisabeth Toledo, alertando sobre o número crescente de violência contra a pessoa idosa e a incidência de queda. “Cerca de 30% dos idosos caem e isso é mais evidente em pessoas com mais de 80 anos. Por isso foi elaborado um material educativo com orientações básicas sobre como tornar a casa do idoso um ambiente seguro para ele transitar”, afirmou.