×

Alagoas

Estado quer teste rápido do HIV na rede básica

A descentralização do teste rápido para o diagnóstico de HIV é uma das metas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Para isso, técnicos que atuam nas unidades básicas de saúde e maternidades municipais participaram nesta sexta-feira (21) de um treinamento, no Laboratório Central de Alagoas (Lacen).

Nessa primeira etapa, a iniciativa foi voltada para os representantes dos municípios de maior índice de recém-nascidos com vida e de partos. A gerente de Agravos Crônicos, Mona Lisa Góes, informou que a meta da Sesau é ampliar o aceso ao teste rápido de HIV para detectar o vírus do HIV, principalmente em gestantes, porque sendo detectado o vírus a gestante pode iniciar o tratamento a partir da 14ª semana, o que reduz as chances do bebê nascer com o vírus.

Além disso, reforça Mona Lisa, é fundamental a gestante receber durante o parto os cuidados necessários para evitar a contaminação para o recém-nascido.

Segundo a gerente, atualmente o teste rápido é realizado em Maceió, Arapiraca e em União dos Palmares. “O ideal é expandir para os demais municípios. Na capital alagoana o exame pode ser feito no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do PAM Salgadinho, Hospital Escola Hélvio Auto e em unidades de saúde do município”, afirmou.

O teste rápido é realizado através de pulsão em um dedo, conforme explicou a gerente. E, em 15 minutos o diagnóstico é divulgado. Os municípios que estiverem entre os que realizam um grande número de partos e recém-nascidos vivos deverão participar de uma próxima etapa do treinamento.