×

Alagoas

Estado oferta 2.924 vagas para cursos profissionalizantes através do Pronatec

Cursos serão distribuídos em seis escolas e centros profissionalizantes da rede

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) informou que o período de realização de matrícula nos cursos ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Alagoas terá início nesta quarta-feira (2) e se estende até o dia 11 de outubro.

Serão disponibilizadas 2.924 vagas, distribuídas em seis escolas e centros profissionalizantes da rede, que ofertarão cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC), com cargas horárias que variam de 800 a 1.600 horas e 160 a 400 horas, respectivamente. Para se matricular, o estudante deve ter idade igual ou maior que 16 anos, cursar o Ensino Médio e estar devidamente matriculado em uma das escolas da rede.

Dentre os cursos ofertados, estão os de Operador de Computador, Técnico em Análises Químicas, Técnico em Biocombustível, Técnico em Açúcar e Álcool, Garçom, Inglês Básico e Intermediário, Espanhol Básico e Intermediário, Auxiliar Administrativo, Soldador, Instalador de Acessórios Automotivos, Agricultor Orgânico, Caldereiro, Camareira e outros.

No ato da matrícula, o aluno deve procurar a escola onde está matriculado e ter em mãos os documentos (originais e cópias) de identidade, CPF, comprovante de residência e declaração escolar que comprove que o estudante cursa o Ensino Médio em uma unidade de ensino da rede. Se o aluno for menor de idade, deve apresentar também os documentos do responsável. Caso o estudante não consiga se matricular na sua escola, ele pode fazer seu cadastro na Diretoria de Educação Profissional da SEE, na Escola de Artes do Cepa, no horário das 8h às 15h e esclarecer dúvidas pelo telefone 3315-1421.

Os espaços ofertantes dos cursos profissionalizantes no âmbito da Secretaria de Educação são: Escola Estadual Pedro de França Reis, localizada no município de Arapiraca, com 380 vagas; Centro Estadual Profissionalizante Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, no Tabuleiro dos Martins, em Maceió, com 320 vagas; Escola Estadual Professor Mileno Ferreira, em Santana do Ipanema, com 360 vagas; Escola Estadual Prof.ª Benedita de Castro, no bairro do Clima Bom, em Maceió, com 160 vagas; Centro de Educação Profissional Maria Alice Beltrão, em Coruripe, com 710 vagas; e Escola Estadual de Educação Básica e Profissional José Aprígio Brandão Vilela, em Teotônio Vilela, com 994 vagas.

“Os estudantes devem procurar a escola ofertante mais perto para realizar a matrícula em cursos pertencente às áreas como indústria, gestão, turismo, administração, entre outras”, lembrou o coordenador adjunto do programa em Alagoas, José Barboza Neto.
Para a assessora especial da SEE e coordenadora geral do Pronatec em Alagoas, Tânia Almeida, “o programa é uma oportunidade de iniciar os alunos do Ensino Médio na etapa profissional, para que sejam inseridos no mercado de trabalho”.

Apoio

A SEE que atua como ofertante e demandante no programa em Alagoas e é responsável por estabelecer e promover um espaço de diálogo constante entre os diversos setores da educação profissional na rede pública estadual.

Segundo a Portaria publicada no Diário Oficial no Estado (DOE) na última sexta (27), a SEE deverá criar mecanismos de acompanhamento e assistência que permitam o acesso, a permanência e a conclusão de cursos técnicos e FIC aos beneficiários das bolsas formação do Pronatec.

A assistência estudantil inclui fardamento, alimentação, materiais didáticos escolares gerais e específicos de cada curso, equipamento de segurança, de uso pessoal, insumos para laboratórios e equipamentos de emissão de documentos e transporte, a depender do caso do estudante e o acesso a transporte gratuito e seguros para estágios curriculares ou aulas de campo.