
Representantes do governo de Alagoas percorrem o Vale do Mundaú
O governador Teotônio Vilela Filho, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, mobilizou as empresas que prestam serviços ao Estado para disponibilizar máquinas e funcionários no trabalho emergencial de recuperação dos municípios destruídos pela enchente. O esforço coletivo para recuperação das cidades começou pelo Vale do Mundaú, a região mais atingida em Alagoas pelo desastre de proporções catastróficas.
Os serviços que começaram ainda no final do semana atendem São José da Laje, União dos Palmares, Santana do Mundaú, Murici e Branquinha, todos devastados pela força das águas do Rio Mundaú. Somente em Branquinha, pelo menos mil famílias tiveram suas casas destruídas com a enchente, de acordo com estimativas da prefeita Renata Moraes.
“Aqui não sobrou um prédio público em pé”
“Aqui não sobrou um prédio público em pé, nem escola, nem posto médico, nem prefeitura, nada. Estamos trabalhando dia e noite, desde sexta-feira, para limpar a cidade e garantir a sobrevivência da população. O governo do Estado tem dado toda a colaboração necessária, especialmente na infraestrutura”, afirmou a prefeita.
Nesta terça-feira (22), Fernando Nunes – secretário em exercício da Seinfra – conversou com representantes políticos e lideranças dos cinco municípios e ouviu as necessidades de cada um. “É realmente um cenário devastador, parece um pós-guerra e nenhuma imagem é capaz de traduzir o sofrimento desse povo. O governador Teotonio Vilela Filho deixou claro que essa é a nossa prioridade agora: trabalhar pela sobrevivência dessas pessoas e recuperar as cidades.
Nosso pessoal e maquinário estão à disposição das prefeituras”, afirmou Nunes.
Já o titular da Seinfra, Marco Fireman, interrompeu as férias para trabalhar em busca de apoio às regiões afetadas pelas chuvas e enchentes. Junto com o governador, ele tem mantido contato com os representantes do governo federal e também esteve presente, nesta terça-feira, no Vale do Mundaú.
Recuperação de acessos
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Seinfra, também trabalha para recuperar as vias de acesso danificadas ou destruídas pelas águas. Em União dos Palmares, a ponte que dá acesso à Santana do Mundaú teve suas cabeceiras completamente rompidas, mas estas foram restauradas no fim de semana.
“Não há como esperar. Nenhuma obra é tão urgente como essas são agora. São vidas que estão em jogo e se não existe acessos, não chega a comida, não chega água, nem qualquer ajuda. O diálogo é direto com os municípios e estamos atendendo prontamente”, explicou Marcos Vital, diretor presidente do DER. Segundo ele, mais máquinas devem ser enviadas aos municípios do Vale do Mundaú nesta quarta-feira, 23.