×

Alagoas

Estado lança o Caminhos do Imperador

Governador e príncipe Dom João de Orleans e Bragança,

Para marcar os 150 anos da passagem do imperador Dom Pedro II por Alagoas, o governo do Estado deu, nesta sexta-feira (16), deu início ao roteiro turístico que promete atrair visitantes de todas as partes. O trecho, batizado de Caminhos do Imperador e que compreende os municípios de Piaçabuçu, Penedo, Propriá-SE, Porto Real do Colégio, Traipu, Pão de Açúcar, Piranhas, Delmiro Gouveia, Jatobá-PE e Paulo Afonso-BA, pretende alavancar a economia dessas cidades que beiram o Velho Chico.

O governador Teotonio Vilela Filho e o herdeiro da família real brasileira, o príncipe Dom João de Orleans e Bragança, estiveram nos municípios de Piaçabuçu e Penedo nesta sexta-feira para lançar a rota, que está sendo feita de embarcação, até a segunda-feira (19), por jornalistas e operadores de turismo.

Em Piaçabuçu, alunos do Colégio Sagrada Família deram as boas vindas aos visitantes à beira do Rio São Francisco. Interessados em conhecer um pouco mais da história, eles observaram tudo com atenção e não conseguiam conter a alegria de presenciar esse momento tão importante para Alagoas. “É muito bom lembrar o que aconteceu. Saber quem passou por aqui, relembrar a história”, disse Laura Cecília, 11, aluna do 7º ano.

Para o governador, Alagoas deu um passo muito importante nesta sexta-feira no sentido de tentar alavancar o turismo e resgatar a cultura e as tradições dos municípios que beiram o Velho Chico. “Hoje estamos comemorando os 150 anos da passagem de Dom Pedro II. É um link de cultura, de meio ambiente, de história e de resgate do turismo”, falou.

Teotonio também aproveitou a ocasião para falar sobre o desenvolvimento que o turismo pode trazer para a região. “Já existe o projeto de uma estrada que deve começar a ser construída até, no máximo, o início de 2010, com recursos já garantidos pelo Banco Mundial. A estrada sai de Piaçabuçu e margeia o São Francisco até Piranhas, facilitando para o turista, que terá, além do rio, um caminho por terra”, falou.

Agência AlagoasPara o herdeiro da coroa, o momento foi de emoção. “Emociona saber que há exatos 150 anos Dom Pedro II esteve por aqui. Essa nova rota turística vai trazer emprego e renda para a região”, disse.

Depois da solenidade de abertura da rota em Piaçabuçu, a comitiva seguiu pelo rio até Penedo, onde foi recebida com festa pelos moradores, ao som da banda do Colégio Estadual Comendador José da Silva Peixoto e de fogos, que anunciaram a chegada das embarcações.

A secretária adjunta de Estado do Turismo, Danielle Novis, destacou a importância do engajamento dos municípios que fazem parte do roteiro para que a ideia pudesse se tornar realidade. “O engajamento das prefeituras de cada uma das cidades foi importantíssimo para que a rota se tornasse realidade. Queremos que o Caminhos do Imperador se consolide como uma nova proposta de turismo do Estado para sair do roteiro de sol e mar”, destacou Danielle.