×

Alagoas

Estado investiu mais de R$ 24 milhões na segurança pública

Nos últimos três anos, o Governo do Estado investiu mais de R$ 24 milhões na segurança pública alagoana, montante que representa o maior investimento realizado na área, visando o combate à criminalidade a partir de políticas públicas permanentes. Além da aquisição de viaturas, armamentos, munições e coletes, os recursos estão sendo aplicados na implementação de projetos de segurança, como as Bases Comunitárias de Segurança e o Ronda Cidadã, que já estão em funcionamento em Maceió.

A Secretaria da Defesa Social também vem investindo recursos na melhoria e modernização da estrutura policial, incluindo a reforma de delegacias distritais e a implantação das Centrais de Polícia de Maceió e de Arapiraca e das delegacias especializadas de Roubos e Homicídios.

Para reduzir o alto índice de homicídios que vem sendo registrado, principalmente, na periferia da capital, o governo alagoano aposta no projeto de Polícia Comunitária, que já funciona nos conjuntos Selma Bandeira, Carminha, Cidade Sorriso II e Osman Loureiro e também nos bairros do Vergel e Jacintinho.

O novo modelo adotado pela PM tem contribuído na redução da criminalidade nas áreas onde as Bases Comunitárias de Segurança estão funcionando. No conjunto Selma Bandeira, por exemplo, em dois anos de funcionamento do projeto foram registrados até agora dez homicídios – antes a média era de cinco crimes por mês, sendo as vítimas em sua maioria jovens envolvidos com drogas.

No Conjunto Carminha, também localizado na região do Benedito Bentes, nenhum homicídio foi registrado após a criação de um posto comunitário. Já no Osman Loureiro, aconteceu apenas um crime, registrado no conjunto Colibri, fora da área de atuação da Base de Segurança.

De acordo com o planejamento da Defesa Social, dentro dos próximos meses serão instaladas novas bases comunitárias na capital, sendo uma no Conjunto Cidade Sorriso I, Virgem dos Pobres e no bairro do Canaã, além de unidades no município de Arapiraca, Palmeira dos Índios e Marechal Deodoro.

Outro projeto implantado é o Ronda Cidadã, nova modalidade de policiamento implantada em áreas comerciais para combater os crimes contra o patrimônio (roubos e furtos). O policiamento já funciona em vários áreas da Ponta Verde, Jatiúca, Mangabeiras, Conjunto Benedito Bentes e do Polo Multissetorial, ajudando a reduzir o número de ocorrências policiais.

Nesta semana, a Defesa Social implantou o Ronda Cidadã em quadrantes dos bairros da Pajuçara, Jaraguá, Farol, Pitanguinha, Pinheiro, Gruta e Serraria. Para colocar em prática a nova modalidade de policiamento ostensivo, a Defesa Social fez investimentos na aquisição de novas viaturas e motocicletas, além de recursos humanos.

“Estamos implementando uma nova política de enfrentamento à criminalidade, a partir de ações que venham realmente frear a escalada da violência, principalmente, o índice de homicídios em nosso Estado. Mas não podemos mudar essa realidade do dia pra noite, porque os resultados só serão vistos adiante”, ressalta o secretário Dário Cesar.

Segundo ele, o combate à violência passa também pela modernização do sistema de segurança pública, que também vem sendo alvo de investimentos por parte do governo alagoano “Vários investimentos estão sendo feitos nessa área, a exemplo da modernização do Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods), implantação de delegacias especializadas e o projeto de videomonitoramento, que deverá ser implantado até o final do ano na capital.