O governo de Alagoas assina, nesta terça-feira (19) a autorização para o início das obras de reforma do Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa). A assinatura da ordem de serviço acontece às 11h, no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares, com a presença do governador Teotonio Vilela Filho e do secretário de Estado da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo.
Maior complexo educacional do Estado, o Cepa será submetido a uma reforma de R$ 3 milhões, o que inclui serviços de limpeza, reurbanização da área externa, construção da pista de atletismo, pintura geral (incluindo fachada das escolas) e recuperação dos acessos, quadras, campo de futebol, instalações elétricas e iluminação externa.
Segundo o secretário Rogério Teófilo, a obra atende a uma demanda antiga e vai fortalecer o vínculo entre o espaço educacional e comunidade adjacente. “O Cepa é um patrimônio não apenas da Educação, mas de toda a cidade de Maceió. Essa reforma trará benefícios para alunos, professores, e também para a comunidade do entorno, que faz uso do complexo, que se tornará um espaço ainda mais vivo e ativo”, destaca Teófilo.
Incentivo ao esporte – Esta é a segunda obra de infraestrutura empreendida pela Secretaria de Estado da Educação (SEE) no Cepa. No ano passado, a secretaria recuperou piscinas e todas as instalações que compõem o parque aquático do Complexo, um investimento de R$ 132 mil. Hoje, quase mil alunos fazem uso do espaço em aulas de natação e nado sincronizado.
O coordenador especial de Infraestrutura da SEE, Sérgio Macedo, explica que, após a reforma, o Cepa vai ampliar a sua capacidade para a promoção do esporte. Dando continuidade ao trabalho iniciado com a reforma das piscinas, a secretaria vai construir um amplo complexo esportivo que contará com pistas de atletismo com características olímpicas.
“Este benefício se estenderá não apenas para quem estuda e trabalha no Cepa, mas para toda a comunidade que já frequenta o Complexo nas suas caminhadas e atividades de lazer. Além disso, na parte estrutural, teremos incrementos na iluminação e drenagem”, adianta.
Macedo revela ainda que a secretaria já se organiza para a elaboração e licitação de outras obras que deverão trazer novos espaços de cultura e lazer para o complexo educacional. “Neste outro projeto, o Cepa será contemplado com a construção de um anfiteatro, centro de cultura afro, teatro, cinema e praça de Ciência”, diz.