×

Alagoas

Estado fecha ano com verbas garantidas para 3ª etapa

O governador Teotonio Vilela Filho recebe nesta quinta-feira (29) o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, que vem a Alagoas para assinar termos de compromisso para obras de infraestrutura no Estado e liberação de novas verbas para a terceira etapa do canal, implantação de rodovias e de redes de esgotamento sanitário e drenagem no interior do Estado. A solenidade será às 10h30 no Palácio República dos Palmares.

Para o secretário da Infraestrutura, Marco Fireman, a população é a principal beneficiada com a execução das obras sem interrupções. “Esse trabalho conjunto tem como objetivo maior levar água à população sertaneja. Graças a essa visão, os trabalhos no Canal do Sertão vão seguir sem interrupções, preservando, inclusive, o emprego de centenas de trabalhadores”, diz o secretário Marco Fireman.

O Canal do Sertão alagoano está relacionado pela presidenta Dilma Rousseff entre as 52 obras prioritárias do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A construção do Canal do Sertão vem avançando sem interrupções, por determinação do governador Teotonio Vilela, e quando estiver pronta, vai levar água para 41 municípios das regiões do Sertão e Agreste, beneficiando 1,2 milhão de alagoanos, além de possibilitar a utilização da agricultura irrigada, o desenvolvimento da pecuária e a instalação de indústrias na região beneficiada.

A estimativa é que o ministro Fernando Bezerra faça o anúncio da liberação de até R$ 400 milhões, que serão utilizados para a conclusão de 35% das obras de engenharia do Canal do Sertão, em sua terceira etapa. Com a captação de água no Riacho Moxotó, um braço do Rio São Francisco, o canal começa em Delmiro Gouveia, no alto Sertão de Alagoas, e deve ir até o município de Arapiraca, em um trecho de 250 km.

Os recursos do Ministério da Integração Nacional também devem ser utilizados para implantação dos primeiros perímetros de irrigação, que vão beneficiar os pequenos produtores rurais dos municípios de Delmiro Gouveia e Pariconha.

Nesse primeiro trecho da obra, o canal já recebeu, em vários trechos dos primeiros 45 km da construção, um nível entre três e quatro metros cúbicos de água, que vem servindo para testar a qualidade da obra e levar esperança para os sertanejos, que mesmo ainda não podendo utilizar os recursos, demonstram confiança no projeto, que tinha sido prometido há mais 20 anos.

A obra começou a ser executada depois que o governador Teotonio Vilela decidiu priorizar o projeto, que pretende mudar a realidade dos sertanejos e da população dos municípios do Agreste do Estado que ainda sofrem as consequências da precariedade do abastecimento de água na região.

Terceiro trecho

Após o anúncio da liberação dos recursos pelo Ministério da Integração Nacional, a construtora OAS, que venceu a licitação para a construção do 3º trecho do Canal do Sertão, deverá iniciar os trabalhos para a montagem do acampamento, que vai ser montado na entrada do município de Inhapi, a contratação de trabalhadores e o transporte das máquinas que serão utilizadas para o inicio da construção de uma das etapas mais importantes da obra, que vai do km 64,7 ao km 92,9.

A construtora OAS deve contratar cerca de 900 trabalhadores para essa nova etapa de construção do Canal do Sertão, que deve ter início no próximo mês de janeiro.

Enquanto não tem inicio a obra do 3º trecho, homens e máquinas trabalham desbravando as terras secas e áridas do alto Sertão alagoano, na segunda etapa da obra, que teve inicio no km 45, já está totalmente pronta e vai até o km 64,7, com obras de engenharia, topografia, desmatamento e estruturantes. Os cerca de 1.200 trabalhadores que foram contratados pela construtora Queiroz Galvão trabalham na construção de bueiros, comportas, canal retangular, pontes e tomada d´água, que vai ser interligado ao 3º trecho, entre os municípios de Inhapi e Senador Rui Palmeira.

Segundo os engenheiros do consórcio Concremat- Hidroconsult, a conclusão da segunda etapa do Canal do Sertão está prevista para o segundo semestre de 2012. A construção do terceiro trecho da obra, pela construtora OAS, vai acontecer em paralelo com os trabalhos da segunda etapa, que vem sendo tocado pela Queiroz Galvão.

A expectativa é que o anúncio da liberação dos recursos para a construção da nova etapa do Canal do Sertão deve acelerar o comércio, a geração de emprego e outros setores da economia dos municípios que recebem as obras. Em Delmiro Gouveia, a movimentação da economia da cidade tem avançado com o crescimento das vendas do comércio, da abertura de novas vagas de emprego no setor de hotelaria, o aumento das vendas do setor de alimentação e ainda o crescimento no setor imobiliário, que passou a aperfeiçoar as ofertas para aluguel e compra de imóveis pelas empresas e funcionários que trabalham na construção do Canal do Sertão.