Motta afirma que unidade de saúde vai ajudar no combate à mortalidade infantil
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) entrega, neste sábado (28), às 10h, a obra do Centro de Parto Normal Nossa Senhora da Conceição e Ambulatório 24h, localizado no município de Lagoa da Canoa. Para a construção do Centro e compra de equipamentos foram investidos cerca de R$ 1 milhão do tesouro estadual. A unidade conta com seis leitos destinados ao parto normal e representa um antigo pleito da população canoense.
O secretário de Estado da Saúde, Herbert Motta, informou que a nova casa de parto significa o compromisso do Estado com a assistência qualificada à gestante e aos recém-nascidos.
“Alagoas não pode mais figurar entre os estados que registram alta taxa de mortalidade infantil, por isso estamos investindo em unidades de saúde, casas maternais e equipamentos modernos para garantir o atendimento digno e humanizado a toda gestante usuária do SUS”, assegurou.
De acordo com a secretária de Saúde de Lagoa da Canoa, Kátia Betina, o Centro representa uma conquista para a população, porque as gestantes em trabalho de parto são encaminhadas ao município de Arapiraca para ter o bebê. Essas transferências diminuem o contato com a família, que é tão importante para o acolhimento do recém-nascido.
“Com a abertura de uma Casa de Parto, pretendemos diminuir o percentual de cesarianas, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS)”, destacou Betina.
Kátia Betina explicou que o município conta com seis equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), seis equipes de saúde bucal e 41 agentes comunitários de saúde. Ela informou que o município já vem trabalhando a atenção à gestante no cuidado com o pré-natal, distribuição de cesta nutricional em parceria com o programa do governo estadual, e em ações na atenção primária e qualificação profissional.
