O vice-governador, José Wanderley Neto, e o secretário de Estado da Saúde, Herbert Motta inauguram, nesta terça-feira (31), as Bases Descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) dos municípios de Porto Real do Colégio e Campo Alegre.
Em Porto Real do Colégio, a base será localizada no conjunto Tancredo Neves s/n, no Centro e a inauguração acontece a partir das 8h. No município de Campo Alegre, o evento começa às10h, na sede da base localizada na avenida José Pereira Lima, no Centro.
As duas bases farão parte da Central do Samu de Arapiraca, onde já existem, na região, outras cinco Bases Regionalizadas nos municípios de Pão de Açúcar, Palmeira dos Índios, Penedo, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia. Isto significa dizer que todas as ligações para o 192 da região de Porto Real do Colégio e de Campo Alegre serão recebidas na Central de Arapiraca, onde os médicos irão regular o atendimento.
O Samu de Alagoas está em plena expansão. Existem hoje duas Centrais: Maceió, que regula os municípios de Viçosa, União dos Palmares, São Miguel dos Campos, Porto Calvo, Coruripe e Joaquim Gomes e a de Arapiraca.
“A nossa intenção é que a cada 30 km exista uma Base do Samu, conforme foi planejado há mais de três anos e, com isso, a população disponha de um atendimento pré-hospitalar adequado para que possamos salvar mais vidas”, destacou o secretário Herbert Motta.
Segundo o secretário, estas bases do Samu só estão sendo inauguradas graças ao empenho de toda equipe da Sesau, dos técnicos do Samu e também do pessoal das prefeituras, “principalmente, os prefeitos que têm nos ajudado a construir uma nova Alagoas”.
“Não distinguimos cor partidária, temos é vontade de melhorar os índices de saúde do Estado, a exemplo da mortalidade infantil; reduzir os casos de dengue com a ajuda da população, enfim, melhorar a qualidade de vida dos alagoanos e isso só acontece com a união entre prefeituras e Estado. Isso já está acontecendo”, concluiu o secretário.
Bases Descentralizadas – Os municípios terão atendimento 24 horas, por uma equipe formada por técnicos de enfermagem e condutores socorristas, devidamente capacitados pelo Núcleo de Educação em Urgência (NEU) da Sesau.
As Bases terão também apoio do Serviço Neonatal, uma Unidade de Suporte Avançado (UTI – Móvel) para transportar bebês com risco de morte e também do Serviço Aeromédico (UTI – Aéreo) para transportar qualquer paciente, seja caso clínico ou de trauma para um hospital mais adequado do Estado.