Representantes de escolas se reuniram para compartilhar planos
De olho nas metas desafiadoras projetadas para 2019 pelo Ministério da Educação (MEC) e pactuadas com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), redes municipais e estadual de Educação se reuniram nas sedes das 13 Gerências Regionais de Educação (Geres) para o Dia D do Escola 10.
Implantado no início de 2017,o Programa Escola 10 promoveu uma união de forças entre Estado e Municípios em prol das melhorias na Educação, tendo um papel importante no desempenho alagoano na última edição do Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB). Em novembro de 2018, o Programa foi transformado em lei.
O encontro reuniu, em regime de colaboração, articuladores de ensino das duas redes, além da equipe gestora e coordenadores pedagógicos das escolas da rede estadual para compartilhar seus planos de ação para este ano.
Após este momento, as discussões e encaminhamentos serão socializados e validados pelas comunidades escolares, na Semana D do Escola 10, que começa no dia 1º e se estende até 06 de abril.
As 55 escolas que compõem a 13a Gere – que atende Farol e parte alta da Capital – estiveram reunidas na Escola Estadual Afrânio Lages, no Cepa, para as oficinas de socialização metas, diagnósticos e discussão dos planos de ação, trazendo análises dos dados coletados, das avaliações diagnósticas, dos índices e planos adequados às respectivas realidades.
As técnicas Marijôse Albuquerque, do Núcleo de Rede, e Verônica Barbosa, do Núcleo Estratégico, fazem uma análise positiva do encontro. “Grande parte já está com seus planos de ação iniciados, com base nas metas projetadas pelo MEC e as pactuadas com o Estado, e muitas escolas já viram que têm condições, hoje,de superar a meta projetada”, afirma Verônica.
Marijôse também está otimista.”Estamos muito entusiasmadas com relação aos resultados esperados, pois estamos vivenciando um sentimento de coletividade, esta sintonia, da Gere às escolas, que, assim como nós, sentem o apoio e autonomia, aí o processo flui naturalmente e de forma eficaz”, declara.
Dentre as escolas que participaram da mobilização no Cepa, duas já estão com seus planos em execução. É o caso das escolas estaduais Manoel de Araújo Dorea, localizada no Conjunto Henrique Equelman, e a Laura Dantas, no complexo educacional do bairro do Farol.
