A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) iniciou, nesta segunda-feira (23), o ciclo de Oficinas Regionais de Pactuação, com o objetivo de discutir diretrizes, objetivos, metas e indicadores de saúde para o período de 2013 a 2015. Até esta terça-feira (24), gestores estaduais e municipais realizam a pactuação para os municípios da 5ª e 6ª regiões de saúde. O evento acontece no Conselho Regional de Farmácia, no Farol.
Entre os indicadores avaliados, estão a cobertura da Atenção Básica e a proporção de internação por condições sensíveis à Atenção Básica (referente aos atendimentos que deveriam ser feitos na Atenção Básica e foram realizados num hospital). Também estão sendo monitoradas a investigação de óbitos maternos, infantis e fetais, e a cobertura vacinal.
Segundo o diretor de Informação e Análise de Situação de Saúde da Sesau, Herbert Charles, 67 indicadores estão sendo avaliados, desde a definição de gestão de indicadores até a série histórica para sugerir metas que serão discutidas. “O foco da oficina é determinar as responsabilidades do Estado, regiões e municípios para que as cidades alcancem as metas”, esclareceu.
Ainda de acordo com Herbert Charles, para otimizar o processo de pactuação, ao final de cada oficina regional será realizada uma reunião extraordinária da Comissão Intergestores Regional (CIR). “Tanto durante a oficina quanto na reunião da CIR, é necessária a participação dos gestores municipais, porque a ausência do município prejudica a discussão regional”, falou.
Para a conselheira municipal de Penedo, Sandra Rodrigues, a oficina possibilita que os gestores tenham um direcionamento acerca das ações de saúde. “Compreender a situação de saúde do município e da região vai melhorar a assistência ofertada à população, traçando assim metas com foco na eficiência da saúde”, opinou a gestora.
Cronograma – O Conselho Regional de Saúde sedia também as próximas oficinas, que acontecem nos dias 25 e 26 deste mês (1ª e 4ª regiões de saúde) e 30 de setembro e 1º de outubro (2ª e 3ª regiões de saúde). Em Arapiraca, as oficinas acontecem nos dias 2 e 3 de outubro (7ª e 8ª regiões de saúde), e 7 e 8 de outubro (9ª e 10ª regiões de saúde).
