stado e municípios iniciam nesta semana ações educativas para orientar os foliões a como evitar acidentes no trânsito durante o carnaval. A iniciativa, que acontece nesta terça-feira (5), no município de Teotonio Vilela, faz parte da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Durante a ação será realizada uma panfletagem, visando alertar os motoristas sobre o perigo da combinação álcool e direção. Os trabalhos de sensibilização continuam na quarta-feira (6), no viaduto da Praia do Francês, em Marechal Deodoro; na quinta-feira (7) as ações serão realizadas em Chã do Pilar; e, por fim, na sexta-feira (8), os técnicos da Sesau e do Detran estarão na entrada de Paripueira.
Segundo o coordenador do Comitê Estadual de Trânsito, Eloy Yanes, o foco será o comportamento dos condutores. “Vamos alertá-los para as principais questões neste período de Carnaval, que são o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e o excesso de velocidade, ambos grandes causadores de acidentes”, diz.
Pelas novas normas, caso o teste do bafômetro aponte uma marca igual ou superior a 0,05 miligrama de álcool por litro de ar, o motorista será autuado, responderá por infração gravíssima, pagará multa de R$ 1.915,40, terá a carteira de habilitação recolhida, o direito de dirigir suspenso por 12 meses e o veículo retido. Antes, o limite era 0,1 miligrama de álcool por litro de ar.
“Um chopp ou uma taça de vinho já começam a abalar os reflexos, enquanto dois chopps comprometem severamente o comportamento do condutor, retardando os reflexos em dois segundos, o que já é suficiente para causar um acidente, já que dois segundos correspondem a cerca de 40 metros percorridos”, esclarece Eloy Yanes.
Além da distribuição de material educativo e da conscientização, em Teotônio Vilela, a equipe ministrará ainda uma palestra para professores da rede pública. De acordo com o coordenador do comitê, a atividade – voltada para o comportamento seguro no trânsito – acontece em parceria com o Detran e tem como objetivo fazer com que as informações cheguem até os alunos.
Eloy ressalta ainda que os municípios deverão realizar outras ações durante os dias de Carnaval. “Isso ficará a cargo deles e é importante que façam. Nosso objetivo é realizar essa ação antes para preparar a população”, expõe ele, acrescentando que diversos parceiros do Comitê Estadual para Redução da Morbimortalidade no Trânsito também estarão envolvidos.