O Governo do Estado inaugurou, nesta sexta-feira (25), 40 leitos no Hospital do Açúcar para atender aos pacientes clínicos do Hospital Geral do Estado (HGE). Com a ala de retaguarda, será possível desafogar os leitos de enfermaria do HGE e garantir assistência mais qualificada e humanizada aos pacientes. A solenidade contou com a presença do governador Teotonio Vilela Filho; do secretário nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda; do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, e da diretora do HGE, Verônica Omena.
A iniciativa foi possível graças a uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Ministério da Saúde (MS). A previsão é ampliar a ala de retaguarda para cem novos leitos até o final deste semestre. O governador comemorou a conquista para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e reafirmou o compromisso do Estado em assegurar o avanço da saúde pública, principalmente de média e alta complexidade.
“É com muita alegria que vemos hoje a retomada e o fortalecimento da autoestima dos profissionais que fazem este hospital. Esse processo de melhoria dos serviços de saúde não ficará restrito ao Hospital do Açúcar, mas ao Estado com um todo. O apoio do Governo Federal tem sido decisivo para essas mudanças, que serão otimizadas ainda mais com a parceria do novo prefeito de Maceió”, afirmou.
Para o secretário de Atenção à Saúde do MS, Helvécio Miranda, a defesa dos interesses e práticas do SUS deve ser prioridade dos gestores e, por isso, iniciativas para ampliação de leitos em hospitais filantrópicos recebem todo o apoio do ministério. “Estamos redesenhando o quadro da saúde em Alagoas e essa retaguarda, pactuada para o HGE, é um reflexo desse processo de sustentabilidade dos serviços, tanto na rede própria como na complementar”.
De acordo com o secretário Alexandre Toledo, a abertura de leitos é fruto de longas discussões entre o Governo do Estado, a União e a própria instituição. “Tínhamos no hospital um potencial aliado para dar suporte em nossas demandas, principalmente do Hospital Geral, que precisa de uma retaguarda resolutiva para internar os pacientes que já receberam o atendimento de urgência e emergência. Apostamos nessa parceria e acreditamos que ainda teremos muito a comemorar em prol da população”.
A diretora do Hospital Geral, Verônica Omena, ressaltou que os novos leitos serão de suma importância para o HGE, pois a unidade é referência para os casos graves de emergência, a exemplo de politraumatizados e vítimas de infarto e Acidente Vascular Encefálico (AVE).
“Um hospital com o perfil do HGE necessita dessa retaguarda, que vai possibilitar que o paciente tenha continuidade no tratamento clínico, liberando os leitos das enfermarias para os casos de maior complexidade”, disse.
Homenagem
Na ocasião, houve a entrega da comenda Dr. Antônio Cansanção em alusão ao aniversário de 56 anos do Hospital do Açúcar. Foram homenageados o governador Teotonio Vilela Filho; o secretário Alexandre Toledo; o secretário Helvécio Miranda; o secretário-chefe do Gabinete Civil do Estado, Álvaro Machado, e o senador Renan Calheiros.
Segundo o diretor-presidente do Hospital do Açúcar, Edgar Antunes, 60% dos serviços prestados pela unidade são financiados pelo SUS. Ele relembrou o histórico do hospital e agradeceu a dedicação e o empenho de sua equipe de trabalho.
“Aproveito esse momento para anunciar que, nos próximos 60 dias, teremos o prazer de inaugurar os serviços de radioterapia e quimioterapia pelo SUS. Essa é mais uma pactuação com o Ministério da Saúde e trará benefícios diretos para a sociedade alagoana”, destacou.
