Skip to content

Estado de Alagoas recebe evento nacional sobre Tecnologia de Redes

  • Home
  • Alagoas
  • Estado de Alagoas recebe evento nacional sobre Tecnologia de Redes

Blog

Estado de Alagoas recebe evento nacional sobre Tecnologia de Redes

Georginei Neri diz que um dos objetivos é capacitar as pessoas nas tecnologias mais modernas – Foto: Agência Alagoas

A terceira edição do Workshop de Tecnologia de Redes (WTR) vai ocorrer de 15 a 17 de maio no Polo de Inovação do Jaraguá (CIPT). O evento é promovido pelo Ponto de Presença em Alagoas da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (PoP-AL RNP).

A programação traz atividades voltadas a todo o público interessado, no primeiro dia, e prossegue com mais dois dias de discussões e treinamentos voltados a profissionais de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Participarão gestores de órgãos públicos e equipes técnicas que atuam com ciência, inovação, saúde, segurança, educação e planejamento nas principais instituições públicas e privadas de Alagoas, especialmente do ponto de vista das redes de computadores e conexões de alta velocidade. Estimam-se 250 participantes.

No primeiro dia, parceiros, fornecedores, universitários e convidados também estarão presentes para as palestras e mesas redondas. A partir das 9h da manhã, ocorrem apresentações sobre o PoP-AL e sobre a RNP. Às 10h, a primeira palestra do dia discute Inteligência Artificial no Atendimento Técnico e, às 11h, ocorre uma apresentação sobre IPv6 nativo e técnicas de transição (ou seja, sobre o protocolo mais moderno para a internet, atualmente, e possibilidades de criptografia).

Às 11h30, começa a mesa-redonda sobre a evolução da conectividade em Alagoas, com a participação da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), que abriga o PoP-AL, da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AL) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), órgão que implementa as decisões e os projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Das 14h às 16h30, o WTR oferece mais quatro opções de palestras curtas: Como tratar incidentes de segurança nas redes; Inteligência Artificial na Educação; Integração Zabbix e Automações, encerrando com o webinfluencer Mr. Poladoful.

A partir das 17h, ocorre a mesa-redonda “Mulheres na TI”, com a participação da Universidade Federal de Alagoas e, às 18h, um momento solene, com a participação do Governo do Estado, RNP, Ufal, Secti, Fapeal e Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e a Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal).

Para o coordenador geral do PoP-AL e assessor executivo de gestão interna da Fapeal, Georginei Neri, o objetivo do WTR é trazer a discussão sobre infraestrutura de redes para Alagoas, como um todo, devido à necessidade de estradas digitais para a transformação digital que o estado está adotando.

“Vamos discutir as políticas públicas, o que a academia está fazendo, o que as empresas e instituições como a RNP estão fazendo e o que a Fapeal está fazendo. Para além disso, a gente quer capacitar as pessoas nas tecnologias mais modernas, como os ambientes que trabalham todo o cuidado com essa infraestrutura de conectividade”, explicou Georginei Neri.

“Muitas vezes, a gente só vê ‘o final’ da internet, ou seja, a conexão do usuário, mas existe toda uma gama de serviços rodando, e técnicos, para que esse fenômeno de comunicação, que precisam estar capacitados e qualificados. E, por fim, a discussão sobre o que mais a gente precisa de conhecimento para dar suporte ao que está vindo para o futuro”, comenta o gestor.

Os dois dias seguintes da programação serão dedicados a workshops técnicos exclusivos para os profissionais de redes das instituições que utilizam o PoP-AL em Alagoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também