Objetivo é qualificar assistência aos portadores da doença no Estado
Introduzir um novo conceito para o acompanhamento dos portadores da hemofilia, disseminando conhecimento sobre o tratamento da doença, visando evitar acidentes que causam sangramentos, resultando em deformações articulares. Com este propósito, durante o I Seminário Estadual de Hemofilia, que acontece nesta quarta-feira (8), no auditório do Sindicato dos Médicos de Alagoas (Sinmed/AL), no bairro Trapiche, em Maceió, os Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) implantarão o programa Fator Decisivo na Hemofilia.
Por meio do programa, que foi criado pela Federação Brasileira de Hemofilia (FBH) e tem o apoio da Associação dos Hemofílicos de Alagoas, a equipe multidisciplinar do Hemoal e Hemoar orientará os portadores da doença, familiares, amigos e profissionais de saúde sobre os programas de profilaxia primária e secundária. Isso porque, eles disponibilizam fatores de coagulação que são eficazes na redução de sangramentos, permitindo a evolução do tratamento até o momento que não mais ocorram as hemorragias.
Para isso, além de disseminar todas as informações sobre a doença, por meio de palestras proferidas pela equipe multidisciplinar, formada por fisioterapeuta, odontólogo, nutricionista, assistente social, psicólogo e hematologista, o programa Fator Decisivo na Hemofilia irá distribuir o Guia do Cuidador e o Almanaque para Adolescentes, cujos lançamentos ocorrerão simultaneamente nesta quarta-feira (8), segundo destaca a diretora da Hemorrede Pública de Alagoas, Verônica Guedes.
“O Hemoal e Hemoar são referências em Alagoas para o diagnóstico e tratamento dos pacientes com Hemofilia, uma doença hematológica que não tem cura, mas, quando tratada adequadamente, pode levar o paciente a viver com qualidade de vida. Com a implantação do programa Fator Decisivo na Hemofilia, consequentemente iremos ampliar o conhecimento tanto para os profissionais de saúde, quanto para os pacientes e acompanhantes”, evidencia a diretora da Hemorrede Pública de Alagoas.
Material Didático
O Guia do Cuidador reúne informações essenciais para o tratamento adequado das pessoas com hemofilia e as orientações para que os cuidadores e demais profissionais envolvidos na terapia consigam dar todo o suporte necessário e mais liberdade e qualidade de vida aos pacientes. Ele orienta como reconhecer, evitar e tratar os sangramentos, explica os benefícios da profilaxia, além de informar sobre os cuidados que devem ser adotados com crianças de até dois anos e enumera os esportes que podem ser praticados por portadores da hemofilia.
