×

Alagoas

Estado de Alagoas comemora avanços no setor turístico

Novos hóteis contribuem para o crescimento do turismo em Alagoas

Dia 27 de setembro é celebrado como o Dia Mundial do Turismo. Em Alagoas, a data merece ser comemorada devido ao avanço que o turismo apresentou nos últimos anos, em razão de grandes investimentos nas diversas áreas do setor, principalmente na hotelaria, com a construção de novos hotéis em Maceió e no interior do Estado. Doze hotéis foram construídos e ampliados entre 2009 e setembro de 2011. Além disto, está prevista a inauguração de mais quatro novos estabelecimentos hoteleiros até o fim do ano, contribuindo para ampliação do número leitos e para a geração de empregos diretos e indiretos.

Segundo a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, além de incentivar e apoiar a instalação de hotéis de grande porte em Alagoas, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), por meio da Superintendência de Investimentos, também dá suporte aos pequenos empreendimentos hoteleiros que estão sendo construídos, reformados e ampliados na capital e nas cidades turísticas do Interior. “A nossa proposta é apoiar, fazer a interlocução e a articulação com os empreendedores, sejam de Alagoas ou de outros Estados”, ressalta a secretária.

Danielle Novis destaca ainda o crescimento do fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, que cresceu 76,5% em apenas quatro anos, nos meses de julho. “Para se ter uma idéia, em julho de 2008, desembarcaram no aeroporto 76.839 passageiros e, em julho de 2011, aqui chegaram 135.718 passageiros”, enfatiza. Para ela, isso é resultado das campanhas promocionais de Alagoas, apoiadas pelo Governo do Estado, nos principais centros emissores nacionais e internacionais, nas quais a Setur, Secretaria Municipal de Turismo (Semptur), Associação Brasileira de Indústrias de Hotéis de Alagoas (Abih-AL) e o Maceió Convention & Visitors Bureau são parceiros.

A criação de novas rotas e segmentações turísticas também têm contribuído para o desenvolvimento do turismo em Alagoas. Segundo a secretária, o turismo de Alagoas, hoje, não se resume a sol e mar. O turismo de aventura, por exemplo, cresceu 114% no primeiro semestre de 2011, comparado com o mesmo período em 2010, sendo São Paulo o maior emissor, respondendo com 68% da demanda. “Agora mesmo, no Abeta Summit 2011, realizado em São Paulo, os operadores de turismo de aventura se surpreenderam com a variedade e a qualidade dos produtos de ecoturismo e turismo de aventura de Alagoas”, assinala.