Depois de percorrer mais de 80 dos 102 municípios do Estado, a Caravana Avança Saúde chegou, nesta quinta-feira (1º), aos municípios de Chã Preta e Satuba, que foram contemplados com o projeto Ambulância Cidadã.
O programa Ambulância Cidadã representa mais uma ação desenvolvida pelo Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), e tem o propósito de facilitar o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) aos hospitais e ambulatórios 24h.
Outro propósito é garantir que as gestantes em trabalho de parto cheguem às maternidades em uma unidade confortável e equipada com aparelhos que evitem a morte dos bebês, reduzindo assim a mortalidade infantil em Alagoas.
De acordo com o secretário Herbert Motta, a ambulância cidadã foi adquirida com recursos do tesouro estadual e custou R$ 150 mil. Ela possui ar condicionado e equipamentos de última geração, atendendo aos padrões especificados pelo Ministério da Saúde (MS), por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A prefeita de Chã Preta, Rita Tenório, destacou que a ambulância cidadã representa um grande avanço para a população. Isso porque, o município possuía apenas uma ambulância, que se encontra em situação precária e não consegue chegar sequer à Maceió.
“Agora os usuários do SUS do município poderão contar com um veículo novo, moderno e aparelhado, para salvar suas vidas”, disse Rita Tenório, ao agradecer a atual gestão da Sesau.
Satuba – Herbert Motta também realizou a entrega de uma ambulância ao município de Satuba para prestar assistência aos pacientes do SUS. Na ocasião, Herbert Motta destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Estado em parceria com os municípios para o fortalecimento dos serviços de saúde.
“A Sesau está de portas abertas para atender as demandas dos municípios e a ambulância cidadã, as motocicletas e as bicicletas representam apenas o começo de uma parceria que tem mostrado resultado positivo”, afirmou Motta.
O prefeito de Satuba, Cicero Ferreira (o Titor), agradeceu a iniciativa do Estado em investir na saúde pública e disse que o município também tem desenvolvido programas importantes na área da saúde, a exemplo de ações para redução da mortalidade infantil e assistência às pessoas com transtorno mental que são atendidas pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps).
“A ambulância cidadã é um veículo equipado. Hoje o município vive uma outra realidade e o Estado tem sido um parceiro fundamental neste processo”, destacou, elogiando o empenho da equipe técnica da Sesau e a atuação do secretário com os municípios.