×

Maceió

Estado conclui mais uma obra de saneamento em Maceió

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) concluiu mais uma obra de saneamento em Alagoas. A Recuperação, Substituição e Ampliação do Sistema de Esgoto de Maceió beneficia mais de 250 mil moradores dos bairros da Ponta Verde, Pajuçara, Jatiúca, Poço, Jaraguá, Trapiche e Centro.

Composta de três etapas, a obra incluiu a implantação de mais de 6 km de extensão de rede de esgoto, a substituição das tubulações obsoletas (composta de manilha de cerâmica) por tubos de PVC, material mais durável, mais resistente a corrosões, inclusive aos produtos químicos gerados em esgoto sanitário.

A obra consistiu ainda na recuperação dos tubos de concreto deteriorados ao longo dos últimos 30 anos, que vinham provocando afundamento do solo de algumas regiões da cidade e, consequentemente, causando acidentes nesses locais. Além disso, os tubos coletores foram ampliados, cujos diâmetros passaram de 1.000 mm para 1.400 mm, garantindo, entre outros benefícios, o aumento da capacidade de escoamento do esgoto para o emissário submarino.

Durante as interdições causadas pela obra, a Seinfra trabalhou em conjunto com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió (SMTT) para orientar os motoristas e reorganizar o trânsito local. “Os condutores foram orientados, por meio de sinalização, a buscar alternativas de tráfego, evitando maiores transtornos. Planejamento e comunicação são ações fundamentais em obras importantes como essa”, informa o secretário Adjunto de Obras, Transporte e Logística da Seinfra, Manoel Messias Costa.

“Com a finalização da obra, os problemas com o esgoto a céu aberto são reduzidos ainda mais. Por isso, estamos investindo cada vez mais na política de saneamento, com a implantação de mais de 130 km de rede de esgoto em todo o Estado, o que levará mais saúde e qualidade de vida à população”, avalia a superintendente de Obras da Seinfra, Sílvia Valéria Lima.

Saneamento duplicado
Nos últimos cinco anos, o Governo do Estado dobrou o índice de cobertura de rede de esgotamento sanitário em Alagoas de 15% para 30%, com projetos executados pela Seinfra no interior e na capital. Só em Maceió, com a conclusão da obra do coletor tronco, o índice de cobertura está passando de 24% para cerca de 40%, incluindo a realização de outras grandes obras, como o esgotamento sanitário da Baixa Maceió I, na região da orla lagunar, já concluída, e o esgotamento da Bacia da Pajuçara, na região da orla marítima.

“Ficamos muito felizes em concluir mais uma obra de saneamento e, com isso, promover mais saúde e qualidade de vida aos maceioenses. A meta do governo é continuar avançando para ampliar o índice de cobertura de esgoto na capital para 60% até 2014”, informa o secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman.

Em todo o Estado, estão sendo implantados mais de 130 km de rede de esgotamento sanitário e mais de 120 km de rede de abastecimento de água, beneficiando cerca de 1,1 milhão de alagoanos.