×

Cultura

Estado começa a organizar desfile do Dia da Independência do Brasil

Começaram, nesta terça-feira (21), no Palácio República dos Palmares, os primeiros preparativos para o desfile em comemoração ao dia 7 de Setembro. A pedido do governador Renan Filho, foi criada uma comissão organizadora, composta por membros da Polícia, Corpo de Bombeiros e das assessorias militares do governo, que ficará responsável pelo planejamento e execução da festividade.

Também estiveram presentes ao encontro oficiais do Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil, Força Nacional, além de representantes do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Guarda Municipal e Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum).

Segundo o coronel da PM e membro da comissão, Maxwell Santos, a expectativa da organização é que o desfile reúna, em média, 30 mil espectadores ao longo do percurso, para prestigiar os cerca de três mil oficiais que irão às ruas a pé, a cavalo e em viaturas. A estrutura de arquibancadas, bem como os camarotes e platôs, será montada na Avenida da Paz, em Jaraguá.

O coronel também ressaltou o significado do desfile para a comunidade alagoana, ao destacar o trabalho integrado de todas as entidades envolvidas no evento.

“A parada do 7 de Setembro é uma tradição que jamais será encarada com menos importância por nós, militares. Sabemos o quanto que a data representa e é por isso que procuramos traçar todo o planejamento com antecedência para garantirmos uma grande festividade para o povo alagoano”, afirmou.

Slum a postos

Os representantes da Slum também têm papel de destaque no evento do 7 de Setembro. De acordo com a coordenadora de Controle Ambiental, Rita Araújo, um grande efetivo será mobilizado para garantir que oficiais e espectadores possam desfrutar de um ambiente limpo e agradável.

“Essa é uma festividade que, historicamente, arrasta milhares de pessoas para as ruas, então é preciso pensar na comodidade de todos. Iremos espalhar banheiros químicos pelo trajeto, bem como mobilizar os garis para que a passarela esteja limpa durante o desfile, garantindo assim um ambiente agradável para que for acompanhar o evento”, assegurou.