O Governo de Alagoas e a Prefeitura de Maceió estão trabalhando juntos para auxiliar as famílias atingidas pela erosão da Grota Bom Jesus, no Benedito Bentes. Nesta quarta-feira (10), o secretário de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Marco Fireman, anunciou que o órgão fará uma obra emergencial na grota para evitar desabamentos no período de chuvas.
O anúncio foi feito durante reunião, na sede da Seinfra, com o secretário municipal de Infraestrutura, Roberto Fernandes, e técnicos das duas secretarias. Fireman explicou que serão feitas intervenções emergenciais nas bacias do Rio Jacarecica.
“Vamos fazer a caixa dissipadora de energia no desemboque do rio e o retaludamento da encosta, ou seja, a sua estabilização. As intervenções também incluem a regularização da vazão da lagoa do Salvador Lyra e da calha do Rio Jacarecica”, explicou o secretário Marco Fireman. “Estas intervenções emergenciais irão conter a erosão e evitar desabamentos de casas e inundações ao longo do rio”.
Marco Fireman lembrou ainda que o processo erosivo da grota Bom Jesus começou após a paralisação das obras de macrodrenagem do Tabuleiro, ocorrida em 2005, após investigação do Tribunal de Contas da União (TCU), que apontou irregularidades nos contratos. Desde então, esclareceu o secretário, o Governo do Estado ficou legalmente impedido de fazer qualquer intervenção no local.
“Agora nós conseguimos autorização para rescindir o contrato com a empresa antiga e faremos uma contratação em caráter emergencial, porque a situação é urgente. Estamos aguardando apenas a autorização da Caixa Econômica para dar andamento ao processo”, disse Marco Fireman.
As obras serão realizadas com 50% de recursos do Governo de Alagoas e 50% do Ministério das Cidades, por meio de emenda parlamentar do deputado Arthur Lira.
Famílias atendidas
Desde 2007, a Seinfra atende famílias atingidas pela erosão da Grota Bom Jesus. Atualmente, 21 famílias estão cadastradas como vítimas da situação, das quais 11 recebem aluguel social pago pelo Estado. Famílias que ainda não foram cadastradas podem procurar o Plantão Social da Seinfra, na Rua Cincinato Pinto, nº 530, no Centro de Maceió.
Após as chuvas, a Defesa Civil Municipal também atuou para auxiliar famílias que tiveram casas atingidas pela erosão. Uma das famílias foi retirada da comunidade e levada para uma casa no Village Campestre, por meio do aluguel social da prefeitura.
