O Programa Juventude Viva, do Governo Federal, está sendo reformatado. Os detalhes de como funcionará o programa foram definidos durante toda esta semana em reuniões que foram lideradas pelas secretárias de Estado do Esporte, Lazer e Juventude, Cláudia Petuba e Morgana Tavares, com gestores das pastas de Cultura, Trabalho e Emprego, Defesa Social e Ressocialização, da Mulher e Direitos Humanos, além de Política Sobre Drogas, que garantiram não medir esforços para que o Juventude Viva possa cumprir seu papel de proporcionar mais oportunidades aos jovens alagoanos.
“Estamos muito felizes com a acolhida que tivemos de todos os colegas secretários com quem nos reunimos durante essa semana com o objetivo de redefinirmos o Programa Juventude Viva. Tratando dos problemas da juventude, vamos resolver diversas problemáticas sociais”, declarou Cláudia Petuba.
Entre as inúmeras contribuições das demais pastas à reedição do Juventude Viva, estão algumas como acesso ao programa Jovem Empreendedor, intensificação na emissão de Carteiras de Trabalho e capacitação em informática (da Secretaria de Trabalho e Emprego); ações de prevenção à criminalidade articuladas com as Bases Comunitárias e o Bombeiro Mirim (Defesa Social e Ressocialização); utilização da Biblioteca Estadual, cursos e oficinas ofertados pelo Cenarte – dança afro, balé, história da arte, canto – promoção de concurso de poesia para jovens estudantes, capacitação e adesão a projetos do Ministério da Cultura (Secretaria de Cultura), entre diversas ações.
“A disposição em ajudar de todos os secretários que foram procurados, como a Melina Freitas que não só colocou à disposição os projetos que a Cultura desenvolve, mas também contribuiu com inúmeras sugestões, nos deixou confiantes de que podemos tirar o Juventude Viva do papel e levá-lo, finalmente, à prática, interferindo positivamente na vida dos jovens alagoanos que vivem em situação de vulnerabilidade”, destacou a secretária adjunta de Juventude, Morgana Tavares.
Juventude Viva
O Programa Juventude Viva é uma iniciativa do Governo Federal, coordenada pela Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República e pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. O programa reúne ações de prevenção para reduzir a vulnerabilidade de jovens negros em situação de violência física e simbólica, a partir da criação de oportunidades de inclusão social e autonomia para os jovens entre 15 e 29 anos.
