×

Alagoas

Estádio Rei Pelé terá modernos sistemas de som e iluminação

Refletores novos garantem maior visibilidade no campo

Com as obras da maior reforma de sua história orçado em R$ 12 milhões, o Estádio Rei Pelé, o Trapichão, que será entregue ao povo alagoano neste domingo (27), ganhará um moderno sistema de som e de iluminação.

“O sistema de som anterior estava completamente deteriorado e praticamente não funcionava”, atesta o engenheiro responsável pelas obras de reforma, Fábio Vieira.

Uma das inovações é a instalação de equipamento chamado de sonofletor sonoro. Com o a implantação do novo sistema, o estádio ganhará oito amplicadores de 1. 200 Watts cada um, além de um sistema de microfones sem-fio que atravessará o campo de jogo de forma embutida. “Uma outra novidade é a implantação de uma mesa de transmissão”, completa o engenheiro.

Além disso, explica Fábio, os espectadores serão contemplados com uma distribuição equilibrada das ondas sonoras, que possibilitará um fato impossível de ocorrer com o sistema anterior. “A dispersão desse som será de 360 graus, o que significa dizer que uma pessoa poderá conversar tranquilamente e com conforto ao atender um celular nas dependências do Estado, fato impossível anteriormente”, completa o engenheiro.

Iluninação: fim de gambiarra, três subestações e plataformas nas torres

Já no sistema de iluminação, o Rei Pelé ganhou 100 novos refletores de 2 mil Watts cada, distribuídos nas suas seis torres, apoiada agora em três subestações e com três geradores de energia e que acabarão com um problema grave que ocorria anteriormente .

“Se houver queda de energia no estádio ou no seu entorno, no bairro do Trapiche da Barra, onde está situado o Rei Pelé, esses geradores darão suporte a pelo menos duas torres para que permaneçam com potencial energético, fato que não se verificava anteriormente, pois o que existia era uma gambiarra e que resultava em até horas de espera pelo potencial”, revela Fábio.

Além disso, as seis torres de iluminação do Trapichão ganharam mais uma novidade. Todas terão uma plataforma de trabalho para manutenção com escada com guarda-corpo.

“Foram colocadas 212 luminárias industriais de 400 Watts de vapor metálico que vão melhorar a sensivelmente a visibilidade”, informa o engenheiro.

De acordo com Fábio o Rei Pelé terá ainda um quadro secundário de distribuição elétrica. “Isso porque o que se tinha antes aqui era uma gambiarra”, diz.