×

Esporte

Estádio do Arruda está entre os piores do Brasileirão da Série A

Estádio do Santa Cruz teve a pior avaliação entre os nordestinos

Os Estádios Moisés Lucarelli, da Ponte Preta, o Barradão, do Vitória, e o Arruda, do Santa Cruz, foram considerados os piores da Série A do Campeonato Brasileiro. A avaliação está no Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios, programa do Ministério do Esporte e idealizado em parceria com o Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais/COPPE/UFRJ.

Como Atlético-MG e América-MG utilizam o Independência e o Maracanã é a casa de Flamengo e Fluminense, no total 17 estádios de Série A foram avaliados. Sete deles receberam a pontuação máxima, de cinco bolas – num paralelo com as estrelas dadas a hotéis. São eles: Maracanã, Itaquerão, Mineirão, Beira-Rio, Arena da Baixada, Arena Grêmio e Allianz Parque. Todos ou são novos ou foram reformados recentemente.

O Morumbi, do São Paulo, é o único estádio de “quatro bolas” na Série A. Estádios de média capacidade de público (15 a 35 mil pessoas) ficaram com três bolas: Independência, Arena Condá, Couto Pereira, Orlando Scarpelli, Vila Belmiro e Ilha do Retiro.

Das três equipes nordestinas que estão na elite do futebol brasileiro, duas se situam entre as que possuem os piores estádios, com duas bolas. O José do Rego Maciel-Arruda, é o pior avaliado na nossa região, totalizando cinco bolas na soma dos três critérios utilizados (cada um pontuando de um a cinco). Teve a mesma média do Barradão, que teve nove bolas no total (matematicamente a média seria três, mas o estádio foi pontuado com duas).