Tragédia como a que ocorreu em junho deste ano, quando cerca de 70 mil pessoas ficaram desabrigadas em 19 municípios alagoanos por conta das enchentes dos rios Mundaú e Paraíba, já pode ser evitada. Fruto de uma parceria entre o governo de Alagoas e o governo federal, por meio da Agência Nacional de Águas, estão sendo implantadas ao longo dos rios Mundaú e Paraíba dez estações com sistema de alerta.
Com investimentos de dois milhões de reais e uma cooperação técnica entre as duas esferas de governo, está sendo possível a instalação de dez estações com sistema de alerta em Alagoas e outras em Pernambuco. O sistema de alerta é composto de uma plataforma de coleta de dados com sensores de nível e precipitação com telemetria, onde envia dados com a situação atual sobre as bacias dos rios Mundaú e Paraíba.
Todos os dados são enviados em tempo real para a Sala de Situação na central que será instalada em Alagoas. A estimativa é de que até o início do próximo ano todas as estações já estejam em pleno funcionamento.