Concilia Costa: ?Este governo desmoralizou e pisoteou a Educação. Queremos um governo que respeite a Educação?
De 23 a 25 de abril, professores da rede estadual e municipal de ensino de todo o Brasil, como forma de protestar, aderiram a ‘Greve Nacional da Educação’. Aqui no estado, a mobilização foi organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal). O ato é uma forma de chamar a atenção da sociedade para questões voltadas à área. Desde o Plano Nacional de Educação, até a deterioração das escolas públicas.
O ato será pautado por questões nacionais, além é claro, da realidade de cada estado e município. Em alagoas as manifestações iniciaram nesta segunda-feira (22), com visitas aos principais meios de comunicação. “Esse governo é o pior que a Educação já teve. Salário defasado, insuficiência de professores, escolas deterioradas, reformas em atraso, o que resultou no ano letivo comprometido. O que estamos vendo aí é uma politica anti-educação. O secretário de Estado da Educação é um ditador que não está a serviço da Educação. Adriano Soares não entende nada da área”, afirmou a sindicalista do Núcleo Sinteal Penedo, Concilia Costa.
Os educadores lutam pela implantação do piso, carreira e jornada. Além de melhores condições de trabalho, estruturação das escolas e realização de concurso público. “Lutamos pela aplicação do piso nacional já aprovado. A Educação está defasada, precisamos de concurso público. Enquanto isso, o governo fica abarrotando a secretaria com monitores”, observou a sindicalista.
Atestado de incompetência
No início do ano, o secretário de Estado da Educação, Adriano Soares, usou sua página pessoal no Facebook para divulgar que os professores e monitores do Estado receberiam o rateio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o que é duramente criticado para sindicalista.
“Uns podem achar que eu falo demais, porém, falo o que eles não querem escutar, a verdade. Esse rateio é um atestado de incompetência que ele assinou. Os recursos dos Fundeb poderiam ser investidos em capacitação e qualificação dos professores. Desde 2006 que a Secretaria de Educação não capacita um professor”, garantiu.
Sindicato criado às escuras
Outro ponto questionado durante a entrevista pela professora foi à criação de um sindicato às escuras. “Eles criaram um sindicato pelego (líder sindical de confiança do governo que garante o atrelamento da entidade ao Estado), às escuras. Negociaram o Plano de Cargos, Carreira e Subsídios (PCCS) dos servidores administrativos, tudo isso sem a legitimação do nosso sindicato, nós somos independentes”, afirmou Costa.
O Sinteal já contestou na Justiça a legalidade deste outro sindicato que diz representar servidores administrativos. Uma decisão judicial garantiu que, apenas o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), criado no dia 22 de novembro de 1988, representa todos os servidores da área.
Bolo com uma vela de aniversário
Na próxima quinta-feira (25), uma das maiores praças esportivas de Penedo completa um ano de interditado pelo 6º Grupamento de Corpo de Bombeiros Militar (GBM). O Ginásio Padre Manoel Vieira foi um dos maiores símbolos esportivos da cidade. Para Concilia Costa, esse é o retrato de um governo que desmoralizou a educação.
“O ginásio foi inaugurado em 1982 pelo então governador Guilherme Palmeira. E até hoje, ninguém olhou para ele, nunca passou por uma reforma e o resultado é este, fechado. Fui coordenadora da praça esportiva durante nove anos. Ele funcionou de domingo a domingo, das 06 às 22h. Essa é a cara de um governo que desmoralizou e pisoteou a Educação. Escolas caindo aos pedaços, reformas que não acabam mais. Queremos um governo que respeite a Educação”, concluiu a sindicalista do Núcleo Sinteal Penedo, Concilia Costa.
Confira a programação: Greve Nacional da Educação/ Programação Alagoas
23/04/2013 – Aula pública – Local: Sinteal – Hora: 14h00.
24/04/2013 – Manhã – Sessão Pública com a Comissão de Educação na Assembleia Legislativa Estadual.
Noite – Palestra Frei Betto (Participação na Semana Social Brasileira) – Local: Teatro do Marista – Hora: 19h00.
25/04/2013 – Manhã – Visita aos órgãos públicos de controle social (MPE, MPF, CGE, CGU, TCU, TCE…).
Noite – Palestra do Desembargador Tutmés Airan e do Prof. Sávio Almeida (Participação na Semana Social Brasileira) – Local: Espaço Cultural da Ufal (Praça Sinimbu).
26/04/2013 – 2º Ato público da Jornada de Lutas em Defesa de Alagoas – Tema: “O Estado que temos, não é o Estado que queremos”.
