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eSports como um tipo de esporte olímpico – seria isso uma possibilidade?

Os eSports são um fenômeno emergente que abala os fundamentos dos esportes físicos porque você não precisa ser enérgico, estar em forma e nem mesmo ser fisicamente capaz para conseguir jogá-los – toda a ação acontece online.

Hoje em dia, essa modalidade ficou tão popular que até mesmo sites de apostas e cassino online começaram a oferecer a possibilidade de apostar nesses jogos eletrônicos, atraindo milhares de fãs dos eSports para suas plataformas. Com isso, podemos perceber que, quer você goste ou não, essa nova modalidade já não é apenas uma tendência ou modismo, mas sim um esporte extremamente popular.

Mas será que os eSports merecem se tornar uma modalidade dos Jogos Olímpicos? É isso que discutiremos ao longo deste texto.

eSports nas Olimpíadas

Os eSports são um fenômeno global há mais de duas décadas, com milhares de fãs ao redor do mundo. Os eSports possuem uma próspera comunidade de jogadores, equipes e ligas que são profissionais em sua abordagem ao empreendimento e apaixonados por seu sucesso. Além disso, as competições normalmente oferecem grandes recompensas financeiras para os vencedores.

A popularidade dos eSports fez com que muitas pessoas começassem a se perguntar se eles deveriam ou não ser integrados aos Jogos Olímpicos e essa ideia aumentou após o anúncio de que eles serão parte dos Jogos Asiáticos, que deveriam ter sido realizados em 2022 mais foram transferidos para 2023.

Os Jogos Asiáticos são a segunda maior competição multiesportiva, ficando atrás somente dos Jogos Olímpicos. Nesta 19ª edição, modalidades de eSports, como LoL, DOTA2 e FIFA por exemplo, estarão presentes e darão medalhas.

Sabemos que os eSports não estarão presentes nas Olimpíadas de Paris, porém talvez na próxima já os vejamos sendo parte dessa incrível competição esportiva mundial.
Opinião dos fãs de esportes

A jogabilidade de vídeo competitivo existe desde a década de 1980 e sua popularidade decolou nos últimos anos, mas é realmente comparável aos esportes físicos?

Muitas pessoas dizem que os eSports não podem ser considerados esportes, já que não há esforço físico. Este é, portanto, um dos principais argumentos para aqueles que acham que os eSports não devem se tornar uma modalidade olímpica.

Por outro lado, há também os defensores dessa modalidade, que afirmam que, apesar de não contar com um esforço físico direto, a adrenalina e aumento da frequência cardíaca nos jogadores de eSports é bem semelhante a dos atletas de esportes convencionais. Além disso, eles também acreditam que inserir esta modalidade nos Jogos Olímpicos pode fazer o evento se tornar ainda mais popular, chamando mais atenção dos jovens.

Segundo essas pessoas, as Olímpiadas perderam um pouco do seu brilho entre o público jovem, apesar dele já ter voltado um pouco com a adição de modalidades como o Skate e o Surf. A integração dos eSports, portanto, poderia chamar ainda mais a atenção desse público apaixonado pelos vídeo games e que, historicamente, não costumam se interessar pelas Olimpíadas.

A única desvantagem dessa ideia é que algumas pessoas podem pensar que isso afasta os esportes tradicionais e pode aumentar o risco de problemas de saúde, como obesidade e níveis de estresse mental.

Esportes tradicionais x eSports

Se esportes profissionais ou esports quiserem aumentar em tamanho e apelo, uma ótima experiência do público é fundamental. Quanto mais agradável for a experiência de visualização para os espectadores, maior a probabilidade de eles retornarem e assistirem a outros jogos.

De acordo com um estudo do WPI, cada esporte e eSports tem vários fatores distintos de facilidade de visualização que podem determinar o quão acessível é para novos espectadores ou o quanto vale a pena assistir aos espectadores de longa data.

Os eSports são mais sofisticados que os esportes; por exemplo, os regulamentos básicos do League of Legends são escritos em nível universitário, enquanto as regras do futebol são escritas em nível colegial.

Em termos de ação por transmissão, os esports superam os esportes. Enquanto a transmissão típica da NFL mostra apenas ação ao vivo por cerca de 18% do tempo, o LCS e o OWL mostram a jogabilidade ao vivo por 40% e 43% de suas transmissões, respectivamente. Isso, junto com seus períodos médios de transmissão relativamente mais curtos, os torna mais eficientes em termos de quanta ação um espectador consegue testemunhar dentro de seu tempo de exibição.

Também é possível encontrar semelhanças entre esports e esportes tradicionais, como competição, treinamento e trabalho em equipe. Se você considerar todos esses aspectos, o esports não é tão diferente desses esportes tradicionais.

Conclusão

Embora o esports possa não ser um esporte tradicional, é muito popular e continuará a crescer em popularidade. Além disso, essa modalidade deve ser considerada um jogo olímpico porque permite que pessoas de todo o mundo compitam e mostrem suas habilidades em um só lugar. Além disso, permite mais oportunidades para os jovens se envolverem com esse tipo de competição.