Firmino tem mais de 25 aparições com a camisa do Brasil
Do futebol ao poker, o esporte alagoano conta com diversos atletas de expressão no cenário internacional para a temporada 2019. O estado, que já revelou grandes esportistas no passado, segue com a tradição de projetar competidores de destaque para o mundo.
Com atletas de muito peso como Roberto Firmino e Marta, abaixo selecionamos alguns para ficar de olho esse ano.
Roberto Firmino, futebol
Um dos maiores destaques da Premier League desde que se transferiu para o Liverpool, o alagoano de Maceió segue como um jogador sólido no esquema do treinador alemão Jurgen Klopp. Aos 27 anos, Roberto Firmino marcou pelo menos 10 gols na liga desde que chegou ao time inglês.
O treinador do Liverpool é um fã confesso do futebol de Firmino e o acompanha há muito tempo.
Antes de chegar na equipe inglesa, Klopp afirma que já conhecia o futebol do alagoano. “Não foi uma surpresa para mim quando as pessoas o questionaram. Na Alemanha é assim também. Você não assiste muito ao futebol alemão. Você traz um jogador do Hoffenheim e todo mundo pensa 'Oh, ótima contratação do Liverpool', mas poucos aqui o conheciam porque ele não era do Bayern ou do Borussia Dortmund. Eu conhecia o Roberto. Quando ouvi que o Liverpool o havia contratado, pensei: 'Como eles fizeram isso?'”, contou o treinador.
O atacante esteve na Seleção Brasileira que disputou a última Copa do Mundo em 2018 e continua como um nome de confiança do treinador Tite. Capaz de jogar na armação e com boas técnicas na hora de finalizar jogadas, Firmino provavelmente terá muitos anos no auge.
O atleta, porém, saiu de Alagoas muito cedo. Entre 2005 a 2008, ele fez parte da categoria de base do CRB, mas não chegou a fazer nenhum jogo oficial pela equipe. Em 2008, ele foi transferido para o Figueirense.
Defendendo as cores do Liverpool, Firmino tem a chance de se tornar campeão inglês pela equipe nesta temporada e quebrar um jejum que já dura mais de 20 anos em um dos maiores clubes do mundo.
Marta, futebol

Uma das maiores atletas da história do esporte brasileiro, Marta saiu de Dois Riachos para brilhar nos gramados do mundo todo. Aos 33 anos, a alagoana segue sem planos para se aposentar e no ano passado foi eleita pela sexta vez a melhor jogadora do mundo.
Considerada como a “Pelé do futebol feminino”, atualmente Marta defende o Orlando Pride dos Estados Unidos e continua como uma atleta de muita relevância no cenário internacional.
Em 2019, mais uma vez a melhor jogadora de futebol feminino de todos os tempos defenderá as cores do Brasil em busca do inédito título da Copa do Mundo dessa modalidade.
A alagoana bateu na trave em 2007, quando perdeu a final da competição para a Alemanha em placar de 2 a 0. Apesar disso, ela ainda tem muita gasolina no tanque para queimar e vale a pena acompanhar Marta e a seleção durante a Copa do Mundo que acontecerá na França entre junho e julho.
Rogério Siqueira, poker

Se Marta e Firmino representam o futebol alagoano em suas respectivas modalidades, no poker o grande nome do Estado é o arapiraquense Rogério Siqueira. Com muita experiência no currículo, o atleta está na elite do poker nacional há tempos e representa Alagoas com muita qualidade.
No ano passado, por exemplo, o competidor foi convocado para disputar o Top do Brasil, um evento que reuniu a “nata” do poker nacional com os 32 melhores competidores ranqueados.
Siqueira tem como uma de suas especialidades o Omaha, uma variação que está entre as mais populares do poker. Diferente do Texas Hold’em, que é a mais conhecida, nela o competidor já começa as rodadas com quatro cartas na mão.
Na modalidade Omaha, Siqueira ficou entre os primeiros na última temporada do Campeonato Brasileiro de Poker (BSOP), circuito de poker mais importante da América Latina.
Já nesta temporada, ele começou o ano com o pé direito e foi campeão de um evento na primeira etapa do BSOP que foi realizada na Argentina. Como um dos atletas mais versáteis desse esporte, o competidor desponta como um dos favoritos para vencer o ranking geral do circuito em 2019.
Além do destaque nos eventos brasileiros, Siqueira também tem um bom histórico de conquistas no World Series of Poker (WSOP), circuito que reúne os melhores competidores do planeta.
No ano passado, em etapa disputada no Rio de Janeiro, o arapiraquense foi campeão de um torneio que o fez muito feliz: “Na minha esquerda estava André Akkari, meu maior ídolo no esporte, um dos caras que mais me inspirou a correr o circuito. É muito gratificante, dividir a mesa final com essas feras foi muito difícil. Muito emocionante, principalmente em um field desses, só fera”, disse Siqueira.
Maurício Borges, vôlei

Vencedor da medalha de ouro nas Olimpíadas de 2016, Maurício já tem história com a seleção masculina de vôlei e continua escrevendo novos capítulos na sua gloriosa carreira.
O ponteiro de Maceió atualmente defende o Sesc, equipe do Rio de Janeiro que conta com estrelas como Wallace, Maurício Souza e outros.
Aos 30 anos, Maurício terá um ano muito importante pela frente. O jogador passou boa parte do ano passado se recuperando de uma cirurgia e já enfrentou alguns problemas físicos no início de 2019.
“Voltar a jogar é como a coroação de um trabalho duro, intenso e exaustivo, que foi o período dessa recuperação. É muito ruim ficar de fora, mas agora falta pouco, estou bem tranquilo e quero voltar no tempo certo. Estou completando seis meses da cirurgia, feliz demais em poder voltar a treinar”, afirmou Borges quando voltou a atuar em fevereiro.
Talento o ponteiro já mostrou que tem e sua medalha de ouro é uma prova disso. Se o físico permitir, Maurício tem tudo para continuar como um dos grandes atletas de vôlei do Nordeste.
Outros esportistas alagoanos que merecem menção para 2019
Além desses citados acima, há vários esportistas alagoanos que merecem holofote em 2019. Entre eles, estão os jogadores de futebol Pepe e Luan. O primeiro ficou 10 anos no Real Madrid e agora, na parte derradeira da carreira, defende o Porto.
Aos 36 anos, Pepe ainda é um zagueiro de qualidade em um dos clubes mais importantes de Portugal e dependendo do seu condicionamento físico, é possível que ele consiga prolongar a carreira por outras temporadas.
Luan, meia-atacante do Atlético Mineiro, saiu da cidade de São Miguel dos Campos para se tornar ídolo em um dos maiores clubes do país. Com o Galo na Libertadores, o atleta é um dos xodós da torcida do time mineiro e procura uma temporada longe das lesões que o atrapalharam nos últimos anos.
Com um grande número de esportistas de ponta em diversos lugares do mundo para acompanhar, Alagoas está muito bem servido quando o assunto é esporte em alto nível e isso não deve mudar tão cedo.
