×

Maceió

Especialistas discutem desenvolvimento infantil em Maceió

Fase determinante para a capacidade cognitiva e sociabilidade do indivíduo, a Primeira Infância, nome que é dado aos primeiros anos de vida, é fundamental para o desenvolvimento de um cidadão. Em Maceió, centenas de pessoas se reuniram, nesta segunda-feira (26), para traçar e compartilhar ideias que possam colaborar com o desenvolvimento infantil, durante o Seminário de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, realizado no Hotel Jatiúca.

O encontro é uma realização da Prefeitura de Maceió, em parceria com o Senado Federal, Embaixada da França e o Fundo das Ações Unidades para o Desenvolvimento Infantil (Unicef).

Presente à abertura do evento, o vice-prefeito Marcelo Palmeira destacou que as ações direcionadas à primeira infância fazem parte das prioridades da gestão e que sediar o Seminário reafirma o compromisso no desenvolvimento dos trabalhos. “A gestão se preocupa e tem buscado parcerias nacionais e internacionais para viabilizar ações fundamentais ao público infantil. Em parceria com o Governo Federal nós já entregamos três creches e ainda este ano iremos inaugurar outras cinco, mas também temos feito um grande investimento de recursos próprios, como é o caso do investimento extra para complementar a merenda escolar, da aquisição de material escolar e fardamento completo para todos os estudantes da rede”, disse.

O evento segue nesta terça-feira (27) e terá também uma exposição sobre os laços afetivos na Primeira Infância, do artista plástico Tony Lucena. “Será uma mostra abastecida por técnicos em desenvolvimento infantil para retratar que quando a criança é vista de forma integral e quando as ações acontecem, elas se desenvolvem e contribuem efetivamente para uma cultura de paz no território onde moram”, explicou a articuladora da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) do Unicef, Juliana Vergetti.

“O desenvolvimento de ações voltadas ao público infantil tem atenção especial do prefeito Rui Palmeira, que inclusive assinou um termo para formalizar o compromisso com o Unicef. São ações que envolvem educação, iluminação, saúde e assistência social”, reforçou Juliana, secretária-adjunta municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária.

Na oportunidade, a consultora do Unicef, Luiza de Sá Leitão, destacou o envolvimento da gestão de Maceió e disse que o Município tem cumprido regularmente com o calendário proposto e, muitas vezes, se superando nos resultados. “Maceió vem cumprindo e respondendo com todo o calendário, trabalhando com políticas públicas direcionadas, ou seja, desenvolvendo e aplicando as ações para os que mais precisam”, afirmou.

Sobre o seminário Luiza acrescentou: “É um momento de discutir e refletir o entendimento da primeira infância, período em que se forma a base necessária para uma cidade mais justa e sustentável. O Unicef vem trabalhando com Maceió para proporcionar esse desenvolvimento e possibilitar que, independente de bairros, as crianças possam se desenvolver plenamente”.

Como parte das atividades do seminário, amanhã será entregue à sociedade o Guia de Orientações Curriculares para a Primeira infância, documento que vai municiar os educadores da Rede e possibilitar um ensino mais qualificado. “Educação tem uma participação fundamental, porque não se pode pensar em valorizar a criança se não for pelo começo, que é a educação. Esse seminário representa a integração das secretárias e superintendências do Município em prol do desenvolvimento das crianças de Maceió”, complementou a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea.