A importância das agências de fomento no processo de desenvolvimento econômico do Estado foi destaque de uma mesa redonda realizada, na quarta-feira (4), durante o Seminário de Gestão Pública e Desenvolvimento Territorial. O evento, uma parceria entre a Desenvolve e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), integra o cronograma dos resultados da cooperação Brasil-Espanha em Alagoas.
Durante a mesa redonda, que contou com a participação dos professores doutores Cecília Lustosa e Cícero Péricles, o diretor de Desenvolvimento e Projetos da Desenvolve, Fábio Leão, fez uma breve apresentação sobre o projeto da instituição em parceria com a Aecid e os principais resultados obtidos durante os três anos de existência da agência.
“Estamos constantemente trabalhando para criar soluções para indução e aceleração do desenvolvimento sustentável com inclusão social e produtiva no estado de Alagoas”, explicou Fábio Leão.
De acordo com o economista Cícero Pericles, que fez um balanço econômico e da realidade de Alagoas durante o seminário, a Desenvolve tem um papel fundamental na mudança de paradigmas da economia alagoana. “A agência de fomento é a jóia da coroa, que tem o papel fundamental na redução da pobreza, através da distribuição de renda e descentralização da economia, o que as outras instituições financeiras não têm”, enfatizou.
Para a professora Cecília Lustosa, a Desenvolve é um instrumento poderoso que “devemos apoiar e trabalhar para transformá-la em uma instituição forte e que possa continuar trabalhando do desenvolvimento territorial do nosso estado”.
“A Desenvolve é um efetivo instrumento de políticas públicas para a solução de variadas demandas da sociedade que vão além do crédito e chegam a ações de parceria com a intervenção do Estado”, completou Cecília Lustosa.
A Desenvolve é uma instituição financeira de fomento ligada ao Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande).
Compromisso
A Desenvolve e a Aecid, em parceria com o Instituto Ambiental Brasil Sustentável (Iabs), realizaram, na quarta-feira (4), um seminário sobre Gestão Pública e Desenvolvimento Territorial.
Os trabalhos do dia foram abertos pelo coordenador geral da Aecid no Brasil, Jesus Molina, que deu as boas vindas aos participantes, reafirmando o compromisso com o projeto em Alagoas. “É muito prazeroso para nós afirmar que contribuímos com a construção de uma agência que vem trabalhando pelo desenvolvimento territorial de um estado com potencial de crescimento”, disse.
Durante o encontro, os participantes debateram sobre as perspectivas da economia brasileira para 2014, com o professor e economista Antonio Correia de Lacerda. Além disso, foi dada uma verdadeira aula sobre gestão pública, com a professora doutora Valéria Salgado.
Prêmio Mandacarú II
Durante o seminário, os participantes contaram com a apresentação técnica e o lançamento do Prêmio Mandacaru II em Alagoas, que visa reconhecer projetos e práticas exitosas e inovadoras de acesso à água e convivência com o semiárido.
A iniciativa prevê apoio financeiro à associações de agricultores familiares, instituições de pesquisa e organizações da sociedade civil para consolidar tecnologias sociais que viabilizem o manejo sustentável da água e da caatinga.