Esqueça a segmentação única do consumidor. As pessoas têm comportamentos diferentes dependendo da necessidade e da circunstância em que se encontra. Quem explica é o especialista em comércio internacional, o português Pedro Miguel de Sousa Barbosa, autor do livro “Speculations and Trends”.
A obra dele já foi lançada na Europa e em breve chegará aos mercados editoriais brasileiro e mexicano. Pedro Miguel proferiu, na noite desta terça-feira (10), a palestra de abertura do Seminário de Promoção às Exportações (Sempex), promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN).
O engenheiro de produção veio à capital alagoana para falar sobre “Tendências Mundiais de Consumo”. Sobre os distintos comportamentos do consumidor, ele explicou que muita gente que paga o mínimo por produtos indiferentes, como canetas esferográficas, pode pagar preços altos por produtos diferenciados, como um carro de luxo ou um taco de golfe. “É um público camaleão, que muda de acordo com o que quer comprar”, conceituou.
Outra tendência é o “não-serviço ou o serviço extremo”. Uma pessoa que paga por pacotes mais econômicos em companhias aéreas, por exemplo, pode pagar por serviços mais sofisticados em ocasiões especiais, como um casamento. “Há ocasiões em que as pessoas simplesmente querem o melhor”, destacou.
Pedro Miguel também chamou atenção para o fenômeno da migração da população para as cidades. É uma tendência que segue um pouco mais lenta na China e na Índia, mas que, quando estiver consolidada nestes países, vai provocar o surgimento de um público consumidor disposto a experimentar novos produtos.
O público feminino também merece atenção especial, pois já é responsável por 55% das compras mundiais e não há produtos desenvolvidos especialmente para elas. “Não basta só pintar algo de rosa e dizer que um produto é feito para mulheres. É preciso desenvolver mais produtos específicos para as necessidades das mulheres. Este é um mercado pouco explorado”, salientou.
Sempex
O Sempex (10 e 11/05) traz a Maceió especialistas em comércio internacional e casos de sucesso de empresas exportadoras para serem apresentados a empresários, profissionais da área e estudantes. O Encontro Internacional de Negócios (Enin), (12 e 13/05), consiste em rodadas de negócios entre empresários locais e compradores internacionais. O objetivo é diversificar a pauta exportadora do Estado por meio da inserção dos produtos no mercado externo de forma sustentável e permanente.