No terceiro episódio da série ‘Novos Cursos de Graduação em Engenharia’, o Escola Viva fala sobre Engenharia Florestal, que, apesar de não ter muita tradição na região Nordeste, pode ser o início de uma carreira promissora e bem remunerada. A atração vai ao ar sempre às 15h30, de segunda a quinta-feira, pela TVE Alagoas – Canal 3 da TV Aberta e Canal 6 da NET.
No estúdio, Anete Carvalho conversa com o professor e atual coordenador do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), João Correia, e com a aluna Letícia Pereira.
Atualmente, o mercado de trabalho para o engenheiro florestal é mais atrativo nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, mas o mercado na região Nordeste encontra-se em expansão, apesar de não apresentar tradição neste setor. Diante deste cenário, a Universidade Federal de Alagoas passou a oferecer o curso em 2013.
O curso de Engenharia Florestal da Ufal faz parte do Centro de Ciências Agrárias (Ceca) e tem duração mínima de cinco anos. No programa, João Correia fala sobre a infraestrutura do curso; informa quanto tempo de duração, quantas turmas em andamento, total de alunos matriculados, disciplinas, etc.
O professor explica ainda qual o perfil do profissional e faz uma avaliação sobre o mercado de trabalho. Também no programa, a aluna de Engenharia Florestal da Ufal, Letícia Pereira, fala sobre expectativas quanto ao futuro e área de atuação.
A série ‘Novos Cursos de Graduação em Engenharia’ já exibiu edição sobre Engenharia de Agrimensura e de Petróleo.
