A Seleção da Espanha manteve acesa a chance de classificação às oitavas de finais dessa Copa do Mundo, marcada por uma lista enorme de “zebras”, ao vencer o fraco selecionado de Honduras pelo placar de 2 x 0, com vaga até, para um escore mais dilatado. O artilheiro David Villa desencantou e assinalou os dois tentos da “Fúria”. O mesmo Villa desperdiçou uma penalidade máxima, finalizando para fora.
A Espanha era apontada como a grande favorita no Mundial ao lado do Brasil. O time espanhol, porém, decepcionou na estreia ao levar 1 a 0 da Suíça. Nesta segunda-feira, apresentou um futebol um pouco melhor, mas ainda está longe de ser a Espanha que conquistou o título da Eurocopa de 2008.
O JOGO
O técnico Vicente del Bosque finalmente deixou a retranca de lado e escalou uma Espanha mais ofensiva, com Fernando Torres entre os titulares. Machucado, Iniesta ficou de fora do time titular e Navas foi escalado. O principal nome do jogo, no entanto, foi o do camisa 7, David Villa, que criou as melhores jogadas, além de marcar os gols.
Logo aos 6 minutos de partida, Villa acertou um chute fantástico de fora da área. O goleiro Valladares, adiantado, ficou batido na jogada e viu a bola explodir no travessão. O lance assustou a equipe da América Central, que se fechou no campo defensivo para tentar suportar a pressão.
A “Fúria”, porém, conseguiu abrir o marcador aos 17 minutos. Num dos gols mais bonitos da Copa, Villa recebeu belo lançamento do zagueiro Piqué. O camisa 7 dominou, cortou dois marcadores e entrou na área. Villa ainda deixou Chávez para trás e fuzilou. Valladares tocou na bola, mas ela estufou as redes. 1 x 0.
Apesar de estar melhor na partida, a Espanha voltou a apresentar problemas de pontaria. Principalmente com Fernando Torres. Ainda no primeiro tempo, o atacante perdeu um gol incrível de cabeça aos 32 minutos, após a bola quicar no chão e sair. Um minuto depois, o camisa 9 apareceu livre na grande área, mas chutou muito forte e a bola subiu.
A Espanha voltou decidida a confirmar a vitória no segundo tempo. O segundo gol chegou aos 5 minutos da etapa final. Em chute de fora da área, David Villa bateu com força. A bola desviou em Chávez e foi para o fundo das redes. 2 x 0.
E olha que a Espanha perdeu a chance de marcar o terceiro. Aos 16 minutos, Navas sofreu pênalti de Izaguirre. Villa foi para a cobrança e bateu rasteiro. A bola caprichosamente passou à esquerda do gol de Valladares.
O técnico Vicente del Bosque fez mudanças na Espanha e colocou Fabregas na vaga de Xavi. A seleção espanhola continuou com maior posse de bola no segundo tempo, mas não conseguiu chegar ao terceiro gol.
FICHA TÉCNICA
Espanha 2 x 0 Honduras
Espanha: Casillas; Sergio Ramos (Arbeloa), Puyol, Piqué e Capdevila; Busquets, Xabi Alonso e Navas; Xavi (Fabregas), Villa e Fernando Torres (Mata)
Técnico: Vicente del Bosque
Honduras: Valladares; Mendoza, Chávez, Figueroa e Izaguirre ; Turcios (Ramón Núñez), Palacios, Guevara e Espinoza (Welcome); Martinez e Suazo (Palacios)
Técnico: Reinaldo Rueda
Gols: David Villa, aos 17 minutos do primeiro tempo; David Villa, aos 5 minutos do segundo
Árbitro: Yuichi Nishimura (JAP)
Estádio: Ellis Park, em Johannesburgo