×

Cultura

Espaço Linda Mascarenhas abre espaço para o teatro alagoano

O Espaço Cultural Linda Mascarenhas, do IZP, abre as portas para o teatro produzido em Alagoas não somente para que os grupos e as companhias se apresentem, mas para que utilizem o teatro como laboratório e local de ensaio, culminando com as temporadas de apresentações.

Fruto dessa iniciativa, o público poderá literalmente se deliciar neste sábado (24), às 20 horas, com a nova peça da Companhia Artística Ozinformais. Trata-se de Guacamole, montagem que conta a história de duas pessoas que se encontram no mundo dos sonhos e vivem descobertas e trocas que lhes marcarão a vida. A peça ficará em cartaz em todos os sábados de outubro, sempre nesse horário.

Outra iniciativa interessante é que para cada um desses trabalhos elaborados e apresentados no Linda Mascarenhas há também uma edição especial, no horário da tarde, voltada especialmente para os estudantes do Cepa, numa parceria envolvendo o IZP e a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte.

“Nós temos a noção de que um espetáculo tem início desde a primeira ideia, desde sua concepção, passando pelos ensaios”, observa Junior Almeida, diretor do Espaço Cultural. “Então essa é uma forma de incentivarmos esses artistas durante todo o processo, não somente na etapa final; para nós é um prazer ainda maior poder se associar aos grupos e contribuir de forma mais consistente para o espetáculo”, esclarece.

Reflexão

“Embora seja um texto que fala da solidão e dos sonhos, a história é extremamente apaixonante; ele vai mexer com os sentimentos dos seres humanos e esperamos fazer com que as pessoas reflitam sobre a vida e que saiam da peça dando ainda mais valor às pessoas e ao mundo”, ressalta Carlos Alberto Barros, que além de atuar juntamente com a atriz Laís Queiroz, é responsável pela direção e autoria do texto da peça, escrito em parceria com Tatiana Gomes.

“Nós só vamos ter uma noção mesmo quando estrear, mas estamos muito felizes com todo o processo”, destaca Carlos Alberto. “É muito louca e complexa essa história de sonho; a gente começou a montar o texto há algum tempo, eu e a Tati, começamos a ensaiar em maio, e esse papel caiu no colo da Laís, que se identificou muito com a temática”, diz.

A dupla ensaiou o espetáculo no próprio Espaço Linda Mascarenhas e já se sente em casa para apresentar uma ótima estreia. Uma das curiosidades sobre a peça está no nome, um típico prato da culinária mexicana. “Pode-se dizer que é um espetáculo gastronômico: Guacamole é servida para a plateia”, brinca o diretor. A censura é livre e os ingressos custam R$ 10. Mais informações pelo telefone 8841-2071.

Espaço

A abertura do Linda Mascarenhas para o ensaio das companhias teatrais tem sido encarada com entusiasmo pelos artistas alagoanos. Tendo ficado em cartaz durante o final de agosto e início de setembro, o espetáculo Rojo, do Coletivo Vermelho de Teatro, também teve a oportunidade de ser montado e ensaiado por lá. Para o ator Jonatha Albuquerque, isso acabou contribuindo na formulação do espetáculo.

“O período em que a gente fez residência artística no Espaço foi decisivo pra montagem”, destaca. “É importantíssimo e muito valoroso haver alguém que abra as portas para que as companhias locais possam desenvolver seus trabalhos, porque uma grande dificuldade que a maioria dos grupos enfrenta tem a ver com o local de ensaio, pois nem todos têm uma sede ou lugar que comporte ensaios e sem isso é complicado montar um espetáculo; então, essa abertura é de grande valor para todos”, destaca Jonatha Albuquerque.