Diretor-presidente do IZP, Marcelo Sandes destacou importância das parcerias para que a reforma do Linda fosse possível
Música instrumental, coletiva com artistas plásticos, performance teatral e show com a atriz e cantora Zezé Motta marcam a retomada das atividades do Espaço Cultural Linda Mascarenhas, esta semana, agora reformado e com estacionamento ampliado.
A reabertura oficial aconteceu nessa quinta-feira (18), com a vernissage da exposição A Cor do Espaço do Tempo, com nomes de peso das artes plásticas do Estado. O evento contou com a participação do secretário de Estado da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo, do diretor-presidente da Algás, Gerson Fonseca, e do secretário de Estado adjunto da Cultura, Álvaro Vasconcelos, além de artista, produtores culturais e convidados.
A mostra multicultural prossegue nesta sexta-feira (19), com o espetáculo A Cena Revista, reunindo representantes dos principais grupos de teatro alagoano. No sábado, acontece apresentação musical da cantora e atriz Zezé Motta. Ambos os espetáculos acontecem em duas sessões, às 20h e às 21h. E no domingo, a partir das 20h, fechando a programação, o produtor musical e guitarrista Toni Augusto comanda uma Jam Session com muita improvisação e música instrumental, numa interação direta com o público presente. As apresentações são gratuitas.
Na exposição A Cor do Espaço do Tempo estão reunidas obras de nove artistas alagoanos: Pierre Chalita, Rogério Gomes, Delson Uchôa, Dalton Costa, Lula Nogueira, Rosivaldo Reis, Silvano Almeida, Suel e Alan Lima. A coletiva busca conexões em meio à pluralidade da produção plástica alagoana, tendo como ponto de partida a obra do artista plástico Pierre Chalita, que em 2010 completa 80 anos de idade. A montagem estabelece elos e afinidades nos distintos modos expressivos, nas diferentes gerações e nos diversos olhares. A exposição segue em cartaz até domingo (21), e pode ser conferida das 14h às 23h.
Teatro – Na performance A Cena Revista, o público terá a oportunidade de revisitar a história do teatro alagoano por meio de cenas/fragmentos de espetáculos que marcaram a cena local, partindo da década de 70 até os dias atuais. Serão apresentados trechos de peças teatrais, com bailarinos e performers executando movimentos que interligam algumas das cenas mais marcantes do passado e do presente cênico de Alagoas.
Participam do espetáculo os grupos Teatro Cultura do Nordeste — TCN (Complexos / Terra Maldita); Associação Teatral de Alagoas — ATA (Planos de Vôo); Cena Livre (A Igreja Verde); Infinito Enquanto Truque — IET (A Comédia do Rádio); Cia. Joana Gajuru (A Farinhada); Cia.Nega Fulô (Caboré, A Ópera da Moça Feia); Cia. Trajes Comédia (Ai de Nós) ; Núcleo Independente de Teatro — Penedo (As Mãos de Eurídice) e o Cia. Fulanos e Sicranos (Contos de Cordel). Entre os artistas convidados estão Alexandre Holanda, Carlos Alberto Barros, Cláudio Souza, Dinah Ferreira, Gin Santos, Jorge Schutze, Monica Dogati, Nilton Resende, Rogério Dias e Ticiane.
A exposição e a performance teatral têm, respectivamente, curadoria e direção-geral do ator e artista plástico Lael Correa, que busca conexões com diferentes momentos da história para tentar explicar a produção cultural alagoana.
Zezé Mota – A reabertura do Linda Mascarenhas também será marcada pela presença da atriz e cantora Zezé Motta, que se apresenta neste sábado (20), com o show Divina Saudade, homenagem à cantora Elizeth Cardoso.
As festividades que marcam a reabertura do Espaço Cultural serão encerradas no domingo (21), com Jam Session comandada pelos músicos Tony Augusto, Alison, Jarbinhas Barros, Anderson Silva e convidados.
Reforma – Para a viabilização da reforma e ampliação do estacionamento do Espaço Cultural Linda Mascarenhas, o IZP contou com apoio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento (Seplan) e da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE). Para Marcelo Sandes, diretor-presidente do IZP, o apoio da Seplan foi fundamental para a reforma do Linda. “Fruto da compreensão do secretário Sérgio Moreira sobre a importância do Espaço Cultural para a cidade, artistas, produtores culturais e o público a ser beneficiado”, observa.
Para oferecer um maior conforto aos frequentadores do teatro, foi necessário o apoio da Secretaria de Educação na ampliação do estacionamento. “Quando solicitado a nos apoiar nesse sentido, o secretário Rogério Teófilo rapidamente atendeu ao nosso pleito cedendo ao IZP um terreno ocioso do Cepa, ao lado do nosso Espaço Cultural. Temos agora um estacionamento ampliado para comportar mais veículos em dias de evento”, ressalta Sandes.
Agenda para 2010 – De acordo com Junior Almeida, diretor do Espaço Cultural Linda Mascarenhas, após as reformas e as festividades de reabertura, o Projeto Linda retoma suas atividades com agenda cheia, que inclui novas edições dos projetos de Música e Artes Plásticas, Mostra Teatral e Linda Jam Session – que este ano deverá acontecer em dia de semana, e não aos domingos, como nas edições anteriores.
Os músicos da Jam Session pretendem estar mais próximos dos alunos da rede pública de ensino, inicialmente do Cepa, e acenam com a possibilidade de apadrinhar jovens talentos alagoanos.
Outro projeto que volta com força total é o Linda de Debates, que já se prepara para sua segunda edição e terá sua primeira edição exibida, brevemente, na TV Educativa – além de ser disponibilizada em vídeo para algumas instituições. “Além das atividades do projeto nós também estamos abertos para apoiar ideias que tenham relação com a linha de atuação da instituição”, diz Almeida.
O Linda Mascarenhas cada vez mais se integra ao circuito cultural da cidade, contribuindo com seus projetos para a formação de novos públicos com programação de qualidade, educativa e cultural. Um dos destaques é o Projeto Linda, que comporta atrações nas áreas de música, artes plásticas, teatro, debates e literatura, com a população tendo acesso livre e gratuito à programação.
