
Impressão digital e fotografia para carteira de identidade com uso de tecnologia de ponta
Registro de identidade, carteira de trabalho e documento de reservista. Tudo isso disponível num só lugar, o Espaço Cidadão, inaugurado na manhã desta sexta-feira, 30, em Penedo. Além do mesmo endereço para os três serviços públicos, o uso de tecnologia informatizada de ponta agiliza a entrega dos documentos.
Em relação à carteira de identidade, a entrega deve ocorrer no prazo de uma semana. Em caso de eventuais problemas, o prazo deve alcançar 15 dias, o que é quase nada quando comparado ao tempo de espera anterior, seis, sete meses conforme lembrou o delegado Kelman Oliveira, diretor do Instituto de Identificação, órgão da Secretaria de Defesa Social (SDS).
40 mil pedidos encalhados
“Quando assumimos, a situação era caótica, lamentável. Encontramos 40 mil pedidos de identidade para atender, por isso tivemos que acabar com a estrutura arcaica que existia. Fechamos postos porque aquilo era uma total falta de respeito e hoje resgatamos essa dívida com a sociedade penedense”, disse Kelman sobre o 13 º posto de identificação inaugurado com o novo sistema em Alagoas.
Ao custo de R$ 8,10 (primeira via) e R$ 16,21 (da segunda via em diante), a emissão da identidade é diferenciada pelo sistema informatizado. Foto do requerente e o identificação das impressões digitais são registrados e armazenados em computador integrado a uma rede controlada pelo Instituto de Identificação.
A princípio, 40 pessoas serão atendidas por dia no posto instalado no Espaço Cidadão, localizado à Praça Jácome Calheiros, popular Praça do Coreto. O horário de funcionamento será o mesmo da prefeitura, parceira do projeto com o governo estadual, começando as 7h30 e encerrando as 13h30.
Carteira de Trabalho
Outro documento disponível no Espaço Cidadão emitido com auxílio da Informática será a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Segundo o superintende estadual do Ministério do Trabalho, Heth César, o modelo implantado em Alagoas deverá ser estendido ao resto do Brasil.
Em seu discurso, ele lembrou que a Coordenação Geral de Informática (CGI) do Ministério do Trabalho havia classificado o sistema como irregular. Contudo, tempos depois, o ministro Carlos Lupi pediu que mandasse o equipamento para Brasília para o presidente Lula divulgar o modelo, inclusive recebendo uma nova CTPS na ocasião.
O novo sistema aposenta a antiga carteira de trabalho, modelo em voga desde a época de Getúlio Vargas. Da forma atual, o documento gratuito registra mais dados do trabalhador e reduz a possibilidade de fraude contra o seguro desemprego, segundo Heth César.
Em relação à carteira de reservista, retirada na Junta Militar, o documento continua sendo expedido da mesma forma. A diferença é que a repartição também funcionará no Espaço Cidadão, local amplo, confortável e ventilado.