
Poucos inscritos faltaram ao 3º Processo Seletivo de Estagiários do Ministério Público Estadual. As provas foram aplicadas no último domingo (18), em dois locais: no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Maceió e na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) em Arapiraca. Ao todo 451 candidatos disputavam 108 vagas distribuídas da seguinte forma: 49 destinadas as promotorias de Maceió e 59 para as promotorias do Interior, sendo 11 delas reservadas para portadores de deficiência. O resultado do concurso sai no próximo dia 27.
O processo seletivo foi realizado pela Fundação Apolônio Salles de Desenvolvimento Educacional, sob a supervisão e acompanhamento da Escola Superior do Ministério Público Estadual (ESMP). A aplicação das provas foi acompanhada pelo procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares, pelo diretor da ESMP, procurador Sérgio Jucá, pelo secretário de Planejamento da ESMP, promotor Cláudio Sá, e pela secretária executiva da ESMP, promotora Stela Valéria Cavalcanti. O tenente-coronel Marcus Aurélio Pinheiro, chefe da Assessoria Militar, também acompanhou a seleção.
As provas transcorreram tranquilamente, sem nenhum registro de ocorrências ou tentativas de fraudes. “Estamos satisfeitos com o resultado, mesmo antes da divulgação dos nomes dos candidatos aprovados. Afinal, tivemos um excelente número de inscrições que ultrapassou todas as nossas expectativas, destacando-se o nível elevado das questões aplicadas e a participação de acadêmicos das mais variadas faculdades de Direito existentes em Alagoas”, disse o procurador Sérgio Jucá.
O estágio terá carga horária de 20 horas semanais, no período da manhã ou da tarde, tendo duração de seis meses, podendo ser prorrogado por até três vezes por igual período, a critério do MPE. Além disso, o estagiário receberá uma bolsa de complementação educacional no valor de um salário mínimo, auxílio transporte e seguro de vida.