×

Alagoas

ESMP realiza palestra sobre virtualização de processos em Alagoas

Nesta sexta-feira (18), a partir das 9h, no auditório do prédio-sede do Ministério Público Estadual, a Escola Superior do Ministério Público (ESMP) apresenta uma palestra sobre o Projeto de Virtualização de Processos do Judiciário em Alagoas. O juiz Alexandre Lenine, coordenador do projeto no Tribunal de Justiça, foi convidado para explicar como será o funcionamento a partir de agora do novo procedimento digital e como se dará a assinatura do convênio com as instituições, para que haja uma otimização geral das rotinas de trabalhos, no prazo de 24 meses.

A abertura do evento será feita pelo procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares, pelo procurador Sérgio Jucá, diretor da ESMP, e pelo diretor do Centro de Gerenciamento de Informática, Adriano Ramos. O evento é aberto para promotores, procuradores de Justiça, servidores e estagiários do MPE. A mesma palestra já foi realizada em outras instituições como a Ordem dos Advogados do Brasil e a Defensoria Pública Estadual.

Implantada em diversos Estados brasileiros, a virtualização é uma evolução do Sistema de Automação do Judiciário (SAJ), que vem contribuindo de forma segura para a celeridade na tramitação de processos e gerando economia nos custos processuais. Contratada para executar o Projeto, a empresa Softplan, através do gerente, Marcelo Rota, já apresentou o Projeto às entidades e explicou como será o funcionamento do novo sistema, que atenderá a todo o Judiciário em Alagoas.

Entre outras vantagens, a virtualização vem permitindo a consulta on-line aos processos, jurisprudências e diário eletrônico; o peticionamento eletrônico de iniciais e intermediárias; pedido e conferência de certidões; recebimento de intimações, citações e notificações. A princípio, os processos físicos já em curso não sofrerão qualquer alteração, por conta de limitações orçamentárias, mas o representante do TJ informou que numa segunda etapa o TJ buscará também a digitalização dos atuais processos físicos.