A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) iniciou, nesta segunda-feira (20), o treinamento obrigatório destinado aos candidatos aprovados no XV Processo Seletivo Simplificado para Seleção de Estagiários do curso de Direito do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). A capacitação, que segue até quarta-feira (22), reúne estudantes de forma presencial e on-line e tem como objetivo prepará-los para a atuação nas unidades judiciais do Estado.
Durante a abertura, a coordenadora de Estágio da Esmal, juíza Nathalya Ataíde, destacou que o treinamento representa uma das etapas finais do processo seletivo e foi estruturado para garantir a participação de candidatos de todo o estado.
“Hoje é um dia muito feliz para a coordenação do estágio, porque essa fase do treinamento obrigatório significa que a seleção está chegando ao final e, em breve, teremos a lista definitiva de aprovados. Pensamos esse curso em formato híbrido para oportunizar a participação de estudantes de todo o estado e também para que os candidatos conheçam a Escola Superior da Magistratura”, afirmou a magistrada.
Equipe da Coordenação de Estágio e docentes orientam os futuros estagiários durante a capacitação. Foto: Ascom/Esmal
Segundo Nathalya, a programação foi organizada para proporcionar aos futuros estagiários uma compreensão inicial sobre o funcionamento do Poder Judiciário e as atividades que desenvolverão durante o estágio.
“O curso foi dividido em três dias. O primeiro é dedicado à ambientação, aos direitos e deveres dos estagiários, às questões éticas e ao uso da inteligência artificial. Nos dias seguintes, os participantes terão conteúdos voltados às rotinas dos gabinetes cível e criminal, para que saiam daqui com noções bem firmadas e possam prestar um excelente serviço ao jurisdicionado alagoano”, explicou.
Entre os participantes, o estudante de Direito Daniel Alves ressaltou a importância da formação para quem ingressará nas unidades judiciais do Tribunal de Justiça.
“É de suma importância participar desse curso de formação, porque aqui aprendemos a lidar com o dia a dia e com o trabalho desenvolvido nas unidades judiciais. Além de contribuir para a nossa qualificação, essa experiência também amplia nossa visão profissional e possibilita a construção de uma rede de contatos”, destacou.
Após a conclusão do treinamento obrigatório e das demais etapas previstas no edital, incluindo a heteroidentificação e a perícia médica, será publicado o Resultado Defninitivo da seleção, com a ordem definitiva de convocação dos candidatos aprovados.
Assessoria
