×

Alagoas

Esmal e Núcleo de Acessibilidade e Inclusão ofertam 1º curso de Libras do Judiciário alagoano

Capacitação atende determinação do Conselho Nacional de Justiça

“Se nós conseguirmos capacitar nossos servidores para um melhor tratamento daqueles que precisam, todos sairão ganhando. A ideia é tornar o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) mais inclusivo quanto à deficiência auditiva”. A afirmação é do Secretário Especial da Presidência, Ewerton Protázio, sobre o primeiro curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) ofertado pelo Judiciário alagoano, cujo edital foi lançado na última quarta-feira (20), no Diário de Justiça Eletrônico.

Promovido pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) e pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão do TJAL, o curso de Libras conta com o apoio da Presidência do Tribunal e atende ao artigo 9º da Resolução n.º 401, de 16 de junho de 2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Para a desembargadora Elisabeth Carvalho, diretora-geral da Esmal, a capacitação facilitará o entendimento entre servidores do TJAL e pessoas com deficiência auditiva.

“Hoje em dia é comum na saúde, na educação, no entretenimento e nos demais espaços públicos, que haja um intérprete de Libras para as pessoas que necessitam. Com essa e outras formas de inclusão, esse grupo consegue participar melhor da comunidade, pois quando a comunicação não é eficiente ficamos deslocados. O isolamento não cabe mais em nossa civilização”, pontua a desembargadora.

Primeira turma

Com 40 horas de conteúdo teórico e prático, o curso de Libras para servidores do TJAL será lecionado pela mestre em linguística Anne Karine Silva de Goes e abordará temáticas como o alfabeto manual, formas de cumprimento e expressões faciais e corporais.

A capacitação, que terá início no mês de setembro, será destinada a 30 servidores indicados pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, no entanto, a pretensão é de que novas turmas sejam lançadas futuramente.

Acessibilidade e Inclusão

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão do TJAL é vinculado à Secretaria Especial da Presidência do TJAL e composto pela coordenadora Maria Gilcélia e pelas servidoras Ivana Attanasio, Luciana Omena, Marieta Lima e Mirela Souza. Presidida pelo desembargador João Luiz Azevedo Lessa, a Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TJAL também foi uma das idealizadoras da capacitação.

Mais informações estão disponíveis no edital que rege a capacitação, pelo e-mail da Coordenação de Cursos para Servidores, ccsesmal@tjal.jus.br e pelo telefone (82) 2126-5353.