×

Maceió

Escotismo Florestal completa 14 anos

Escotismo florestal completa 14 anos

O Escotismo Florestal completa 14 anos de criação em defesa do meio ambiente e da formação de bons cidadãos, utilizado como principal ferramenta a vida ao ar livre para alcançar seus objetivos, através de acampamentos, caminhadas e excursões.

De acordo com o Chefe Geral do Escotismo Florestal em Alagoas e Major da Polícia Militar Luiz Fidelis Torres, tudo começou com a reunião de doze jovens no Colégio Lamenha Lins, localizado no bairro do Jacintinho, em Maceió. No início, a proposta era somente a defesa do meio ambiente, tendo em vista a continuidade aos trabalhos que era feito com os policiais florestais (hoje, Policiais Ambientais).

“No entanto, ao manter contado com a garotada, vi também que deveríamos ampliar nosso foco. lembro-me que uma das meninas (na época com 13 anos) relatou que um colega da escola dela estava insistindo para ela fumar maconha, somente parando de convidá-la quando ela disse que era escoteira. A partir daí, decidimos que o foco da nossa organização seria a formação das nossas crianças e adolescentes em todos os aspectos, ou seja, formar cidadãos fortes, inteligentes, companheiros, auto-suficientes, preparados para dizer não às drogas e á violência e defender o meio ambiente”, explica o major Fidelis Torres.

Fudametado no método educacional criado pelo inglês Baden-Powel (criador do Escotismo), que promoce o aprendizado com cada um sendo responsável por seu desenvolvimento pessoal, com alunos reunidos em pequenas equipes denominadas de patrulhas. Acrescentando novos conceitos e métodos ao escotismo, nasceu uma nova modalidade que ficou conhecida no mundo todo como Escotismo Florestal.

Ao completar 14 anos, o Escotismo Florestal já é reconhecido como um nova modalidade pela Associação Escoteira Baden-Powell (AEBP) e pela World Federation of Independent Scouts (WFIS), com sede na Alemanha. Com o lema “Sempre Alerta”, para a defesa da natureza e formação de cidadãos ambientalistas, o escotismo florestal comemora mais um ano de vitoria, sabendo que está fazendo sua parte para deixar o mundo um pouco melhor.

“Basta observar os ex-escoteiros florestais que são bombeiros militar, empresários, profissionais liberais, donas de casas, trabalhadores de um modo geral, pais e mães de família, e muitos já trazem seus filhos para serem Escoteiros Florestais”, comemora o major Fidelis Torres.