Com a finalidade de iniciar a programação de prevenção às drogas com as crianças e adolescentes que fazem parte da Organização dos Escoteiros Florestais, com sede em Alagoas, os escoteiros florestais realizaram neste sábado (dia 20 de março) uma atividade no Campus do Tamandaré, Pontal da Barra da cidade de Maceió. A atividade que aconteceu entre dunas, lagoa e manguezais foi denominada “Contra as Drogas o Melhor Remédio é a Prevenção”.
O objetivo da atividade junto à natureza foi incutir nos escoteiros e escoteiras florestais, que todos devem viver de forma natural como fazem os animais sem recorrer ás drogas. Foram ensinadas técnicas de como dizer não as drogas e como identificar colegas que estão usando ou traficando drogas. A finalidade de colocar instrução referente à prevenção contra as drogas é o crescente envolvimento de adolescente e até crianças com as drogas. Daí a necessidade dos chefes de escoteiros florestais decidirem incluírem nas instruções maneiras de dizer não as drogas e preparar as crianças e adolescentes caso os mesmo venham a ser assediados por colegas ou traficantes.
No entanto a atividade aconteceu com o tradicional espírito de aventura do Escotismo Florestal com caminhadas, vida em barracas, limpeza dos manguezais, cozinhando suas refeições e jogos atrativos junto à natureza, objetivando a cidadania ambientalista nas crianças e adolescentes que fazem parte da Organização dos Escoteiros Florestais.
O escotismo florestal foi criado no dia 19 de novembro de 1996, no Estado de Alagoas, e recebeu seu reconhecimento como nova modalidade de Escotismo Nacional e Internacional pela Associação Escoteira Baden-Powell (AEBP), filiada à World Federation of Independent Scouts (WFIS) da Alemanha.