×

Alagoas

Escoteiros alagoanos participam de evento no Rio de Janeiro

Equipe dos escoteiros durante visita ao Rio de Janeiro

Com o lema “Sempre alerta para defender o meio ambiente e formar cidadãos ambientalistas”, os escoteiros florestais de Alagoas participaram no último sábado (15) de um evento no Rio de Janeiro, que reuniu escoteiros florestais, chefes e capelães de Pilares (capital do Rio de Janeiro), de Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São Gonçalo.

Coordenados pelo major Luiz Fidelis, presidente nacional e fundador do Escotismo Florestal, os escoteiros alagoanos tiveram a oportunidade de conhecer a residência oficial de Dom Pedro II no Brasil, localizada na Quinta da Boa Vista.

Conforme o major, o objetivo é servir à juventude e fortalecer a modalidade florestal de escoteiro, que nasceu na capital alagoana. “Temos tido uma excelente aceitação em outros Estados da Federação e em especial no Estado do Rio de Janeiro”, ressaltou Fidelis.

Durante o evento foram realizados jogos, palestras e caminhadas, visando a socialização dos jovens e a defesa do meio ambiente, além de visita ao Zoológico.

Ramos

Os escoteiros florestais têm um programa progressivo e contínuo, dividido em faixas etárias, denominadas ramos. O ramo dos Escoteirinhos é formado por crianças de 5 a 6 anos; o dos Florestinhas, de 7 a 10 anos; o dos Escoteiros Florestais Juvenis, de 11 a 14 anos; o dos Veteranos de 15 a 17, e os Líderes de 18 a 20 anos. Os chefes, a partir de 21 anos.