As escolas públicas alagoanas têm até a próxima segunda-feira, dia 3, para se inscreverem em uma das mais importantes olimpíadas de conhecimento do país, a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). O procedimento deve ser feito pelo site https://www.sbfisica.org.br/~obfep/.
A OBFEP é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e é direcionada para estudantes de escolas estaduais, municipais e federais do 9º ano do ensino fundamental e da 1ª a 3ª série do ensino médio, além de seus respectivos correspondentes na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
As provas estão marcadas para os dias 20 de agosto (1ª fase) e 23 de novembro (2ª fase).
Benefícios
Além de enriquecer seus conhecimentos nestas disciplinas, a participação na olimpíada traz diversas vantagens para os estudantes: os medalhistas têm a chance de receber bolsas de iniciação científica e de concorrer às vagas olímpicas em universidades como a Unicamp e a USP sem precisar se submeter a um vestibular.
Em Alagoas, a OBFEP é coordenada pelo Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e secretarias municipais de Educação (Semeds).
Em 2023, 17.597 estudantes da rede pública de Alagoas foram inscritos na OBFEP, número que fez com que o estado fosse o terceiro maior em número de escolas inscritas na olimpíada. Deste quantitativo, 15.555 estudantes foram da rede estadual de ensino, o que equivale a 88,3% do total de inscritos.
A premiação dos medalhistas da edição 2023 da olimpíada deve acontecer no segundo semestre deste ano.
Fonte: Seduc