Vinte e duas escolas do Programa Mais Educação receberam nesta quinta-feira(16), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), kits de primeiros socorros. A ação faz parte da conclusão do curso de Promoção à Segurança e Cultura da Paz ministrado por acadêmicos do curso de Medicina da Ufal, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).
O objetivo, segundo Edileuza Maciel, visa capacitar profissionais de educação quanto à importância do conhecimento de realizar, caso necessário, procedimentos de primeiros socorros nas escolas do município.”Esse curso é de uma necessidade incrível, pois se faz necessário a comunidade escolar saber realizar a conduta correta se houver necessidade”, destaca.
Para a assistente social da Sesau Michele Gama, é necessário que toda escola tenha um material de primeiros socorros para casos de emergência. O curso, de acordo com ela, teve duração de 20 horas e abordou temas como segurança no trabalho, violência, planejamento de ações de prevenção, entre outros assuntos. “O objetivo do curso é ser prevencionista. Não queremos que acidentes aconteçam, por isso, instruímos professores quanto às técnicas de primeiros socorros, nesse caso, nas escolas”, frisa.
Paralelo às entregas dos kits de primeiros socorros, o departamento do Programa Mais Educação deu continuidade à formação do setor que é feita mensalmente com os coordenadores do programa. Na ocasião, entrou em pauta várias ações do programa como a sistematização das informações, a realização do II Encontro de Jovens de 15 a 17 anos, andamento do programa Mais Comunidade, Mais Cultura, realização do IV Soletrando, organização do V Festival de Esporte, Arte e Cultura, e visita técnica dos supervisores às escolas.
