As aulas do Projeto Pré-Enem terão início a partir do dia 30 de junho para 25 mil alunos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em Alagoas, as instalações das antenas parabólicas e de televisores de 51″ e 60″ para a transmissão das aulas via satélite já começaram. Os equipamentos estão sendo colocados em 170 escolas da rede estadual inseridas no projeto preparatório para o exame.
Também foram instalados os equipamentos na Coordenadoria do Enem, na Coordenadoria Pedagógica e no Gabinete da Secretária de Estado da Educação e do Esporte (SEE), pois farão o acompanhamento diário das aulas.
O Projeto Pré-Enem vai atender aos alunos do 3º ano do Ensino Médio com a oferta de aulas ao vivo ministradas por professores especializados e transmitidas de estúdios em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.
De acordo com a coordenadora do Pré-Enem, Tânia Almeida, as aulas serão de segunda à quarta-feira, e aos sábados, sempre nos dois turnos, com a abordagem de duas áreas de conhecimento em cada aula. “Os alunos terão aulas normais na Escola e no turno oposto terá aula preparatória do Enem via satélite”, destacou a coordenadora. Os estudantes receberão uma apostila contendo as quatro áreas de conhecimento e atividades que contemplam as 180 habilidades do Exame.
Pioneiro
Pela primeira vez, no Brasil, escolas da rede pública poderão contar com essa ferramenta. De acordo com a coordenadora operacional do Enem, Fernanda Lopardi, até então o sistema tinha atendido apenas a rede particular de ensino. Isso foi possível graças a uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) com o Grupo Abril Educação visando dar mais condições de aprovação para o aluno da rede pública. “Além da TV, haverá um professor em sala de aula que fará o intermédio entre o aluno e o instrutor do conteúdo, permitindo que haja interação entre o aluno e o instrutor através da troca de e-mails”, ressaltou Fernanda.
As aulas serão finalizadas na véspera da prova, dia 7 de novembro. Em Alagoas, foram inscritos mais de 159 mil estudantes, da rede pública e privada para fazer o Enem nos dias 8 e 9 de novembro.
